Com o desenvolvimento da fotografia nos séculos XIX e XX, muitos estudos investigaram a química dos haletos de prata. Com isso, além do desenvolvimento tecnológico, avanços científicos foram alcançados no entendimento da formação de cristais e reações fotoquímicas envolvendo compostos iônicos. Na tabela a seguir são fornecidos dados de propriedades, como produto de solubilidade e de potencial padrão de redução, dos principais haletos de prata. .o . _n Com relação aos haletos de prata, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O cátion Ag+ possui maior afinidade por haletos de mais baixa razão carga:raio. ( ) Existe uma tendência clara: quanto menos solúvel é o haleto de prata, menos oxidante esse composto será. ( ) Numa amostra composta por uma mistura de cloreto, brometo e iodeto de prata, e um forte agente redutor, a primeira espécie a reduzir será o Agl. ( ) Ao se adicionar 1 mol de um haleto de prata sólido (representação genérica: AgX) numa solução aquosa 1,0 mol.dm-3do respectivo haleto de potássio (representação genérica: KX), a máxima quantidade de íons prata em solução será inferior a ppb (partes por bilhão). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V - F - V - F. b) F - V - F - F. c) F - F - V - V. d) V - F - F - V. ► e) V - V - F - V.
Soluções para a tarefa
2) Verdadeiro. Comparando as tendências de Kps e E0, os compostos de mais baixos valores de Kps tem também mais baixos valores de E0, ou seja, os mais insolúveis tem menor tendência a reduzir, logo menor tendência a atuar como agente oxidante.
3) Falso, o primeiro a reduzir é aquele com maior potencial de redução, logo, AgCl.
4) A última afirmação não faz sentido, porque não foi mencionado qual o volume da solução aquosa de KX de concentração 1mol.dm-³ junto ao qual o AgX está sendo acrescentado, não tem como calcular uma concentração em ppb sem saber qual o volume de solvente.
Verdadeiras: 1 e 2.
Resposta:
Concordo com as explicações anteriores do colega sobre as três primeiras alternativas, mas gostaria de propor uma solução para a última, posto que ela é sim verdadeira, uma vez que essa questão não foi anulada pelo vestibular nem teve gabarito alterado.
Explicação:
Nesse sentido, vou adotar o Cloro como sendo o haleto com maior solubilidade entre os halogênios, supondo-se que o Flúor seja instável demais para participar dessa reação. Mesmo que não se faça isso, provavelmente o uso do Flúor daria na mesma conclusão a partir dos argumentos que vou apresentar a seguir.
Posto o Cloro como nosso mais solúvel halogênio, temos que seu Kps como Cloreto de Prata é 1,77 . 10^-10. Portanto, sua solubilidade é cerca de 1,34 . 10^-5 (raiz do Kps), adotando-se, naturalmente, apenas a raiz positiva.
Seguindo, perceba que a solução na qual será inserido nosso haleto de prata (AgX) já possui uma solução saturada com corpo de fundo de haleto de potássio (KX).
Isso pois a concentração de KX é 1mol/litro (ou dm³), mas a solubilidade máxima de um haleto é a do cloro, 1,34.10^-5 - conforme a preposição inicial. Portanto, sabe-se que há corpo de chão, porque a solução está completamente saturada. Pode-se supor que a dissociação foi completa, pois trata-se de um sal neutro (KCL, por exemplo), derivado de uma base forte KOH e um ácido forte HCL. Ainda que se utilizem outros ácidos, a ionização desses será intensa, tal que podemos assumir como 100% - ao menos aqui no ensino médio.
Assim sendo, quando inserirmos o AgX na solução, não ocorrerá dissociação, posto que não há como o X solubilizar.
Portanto, a relação: íons prata/partes de matéria da solução, será não só inferior a ppb, como a qualquer outro valor, posto que não há prata solubilizada. Claro, naturalmente isso não é uma lei. Algumas partes de prata serão solubilizados pelo acaso, mas logo retornarão à conformação AgX, por conta da alta concentração de X na solução e da predileção de K como componente solubilizado - lembre-se que bases fortes em água tendem a ficar bem dissociadas, não retornando à conformção original, seja base, seja sal.
Esse foi o raciocínio que moldei para justificar a alternativa, posta que ela está correta. Adote-o com cautela.