Com o crescimento das escolas da Companhia de Jesus surgiu a necessidade de adotar um método para unificar o trabalho educacional dos padres jesuítas. Em 1599, ficou pronto um conjunto de regras que procurava normatizar as ações da Ordem. As fontes de ensinamento eram Aristóteles e Santo Tomás de Aquino, além da influência do Renascimento. O foco era a formação humanista e literária. O método utilizado pelos jesuítas era o Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Jesu, mais conhecido como Ratio Studiorum, composto por uma coletânea de 467 regras que procuravam estabelecer uma definição do trabalho pedagógico dos jesuítas.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: da Colônia aos anos de 1930 do século XX. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
A respeito do Ratio Studiorum analise as seguintes afirmações:
I. No Brasil o método começava pelo aprendizado da língua portuguesa (ler e escrever) e a catequização.
II. Sua estrutura oferecia três cursos em dois níveis distintos: os estudos inferiores e os estudos superiores.
III. As orientações do Ratio Studiorum deveriam ser aplicadas na Colônia e na metrópole e em todos os locais em que estavam estabelecidos.
IV. Estabelecia todo o método de ensino, incluindo currículo e orientações educacionais e administrativas, a ser seguido pelos padres jesuítas.
Estão Corretas:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I e II.
c. II e III.
d. I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correte é: I,II,III,IV
Explicação:
RatioStudiorum estabelecia todo o método de ensino (incluindo currículo e orientações educacionais e administrativas) a ser seguido pelos padres jesuítas. As orientações deveriam ser aplicadas na Colônia e na metrópole e em todos os locais em que estavam estabelecidos. Sua estrutura oferecia três cursos em dois níveis distintos:
“os estudos inferiores”, que compreendiam o ensino secundário. Tal ensino durava entre cinco e seis anos. Estava destinado à formação clássica, humanista e literária;
e os estudos superiores que ofereciam o curso de teologia e o de filosofia, que duravam três anos. Para Ribeiro, o RatioStudiorumfoi adaptado no Brasil para atender às especificidades da Colônia. Começava pelo aprendizado da língua portuguesa (ler e escrever) e a catequização;
já a continuação do ensino era opcional:
podia-se aprender canto orfeônico, música instrumental, aprendizado profissional e agrícola e aulas de gramática (RIBEIRO, 1998, p. 21-22). ESSA E A CORRETA.