Com o crescente desenvolvimento da competitividade entre as empresas, tem-se uma maior exigência por parte dos consumidores de quesitos que podem estar relacionados a: prazo de entrega do produto acabado; preço; atendimento personalizado e, principalmente, quanto a qualidade. A empresa que estiver preparada neste sentido, perante seus concorrentes, conquistará novas fatias do mercado. As organizações precisam fixar esforços para a implantação de novas técnicas produtivas, aumento das vendas e diluição dos custos fixos, fazendo com que o processo produtivo se torne o foco principal da organização e possa trazer resultados em termos de melhorias na competitividade. Neste contexto, o Planejamento e Controle da Produção (PCP) pode ser uma destas estratégias. Nesse contexto, comente como o PPCP pode contribuir para que as organizações atinjam seus objetivos.
Soluções para a tarefa
O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é importante para a realização da projeção da produção e, consequentemente, das vendas em um determinado período.
Entenda que, na prática, o planejamento é feito para programar e controlar tudo o que é produzido. Na prática, as empresas fazem o uso de ferramentas capazes de reduzir custos operacionais e aumentar a capacidade produtiva como um todo.
Como exemplo de ferramenta que contribui para o PPCP, podemos citar: software ou programa ERP, que é um sistema integrado de gestão dentro da empresa.
Até a próxima!
Resposta:
PCP é a sigla referente a Planejamento e Controle da Produção. Em outras palavras, esse é um sistema que faz a gerência dos recursos operacionais da empresa, envolvendo todas as operações e a consolidação das informações. Ou seja, bons resultados serão conquistados por meio do planejamento, controle e programação dos processos produtivos. Assim, a empresa consegue garantir mais qualidade e produtividade Além disso, é possível reduzir os custos operacionais.
As funções desse tipo de planejamento focam em três pilares:
Planejamento – determina quais produtos serão produzidos e quando.Programação – define os recursos que serão utilizados desde o início até o término do fluxo de produção.Controle – realização de um monitoramento para corrigir possíveis desvios e falhas identificados.
Com essas delimitações, a empresa pode planejar, programar e controlar melhor o processo de produção, revisando sempre os objetivos estabelecidos e evitando que ocorram desvios. No caso de mudanças serem necessárias devido a erros ou falhas, o conhecimento a respeito desses fatores permite tomar melhores decisões. Por isso, essa ferramenta de planejamento também oferece suporte à gerência, apresentando os principais problemas do setor de produção.
Explicação:
Tendo essas teorias sabemos que o PCP se faz extremamente necessário para que a empresa possa fabricar mais, em menor tempo, com uma qualidade superior e com uma entrega rápida e eficaz.