Com o avanço dos estudos linguísticos, o estudo da gramática de uma língua se ampliou, propondo novos métodos e objetivos. Leia, a seguir, o trecho de uma resenha sobre o livro de gramática de Perini: Para Perini, a gramática enquanto compêndio gramatical não é instrumento de aquisição da língua escrita, mas deve ser entendida como uma descrição científica dos fenômenos linguísticos, assim como qualquer outro livro que descreva fenômenos físicos, químicos ou biológicos. O autor destaca a importância de estudar a língua como ela é, ou seja, a partir de dados empíricos sincrônicos, de maneira científica [...]. A partir deste trecho, é possível dizer que a gramática de Perini é:
Escolha uma:
a. Normativa e se fundamenta na concepção de que a língua é homogênea e, portanto, deve ser ensinada na escola para que todos possam utilizá-la corretamente,
b. Normativa e se fundamenta na concepção histórica que defende a manutenção de um estado clássico da língua.
c. Prescritiva e se fundamenta na ciência, utilizando experimentos em que se coleta dados para chegar a um compêndio das formas corretas da língua.
d. Descritiva e se fundamenta no conceito de norma como regularidade das realizações linguísticas observáveis (enunciações).
e. Descritiva e se fundamenta na ideia de norma como regra, estando, portanto, submetida à dicotomia certo/errado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
152
Descritiva e se fundamenta no conceito de norma como regularidade das realizações linguísticas observáveis (enunciações)..
ReginaldoDinamite:
Correta!
Perguntas interessantes