História, perguntado por bielfenalihd, 1 ano atrás

Com o advento do rádio e, posteriormente, da televisão, os candidatos a cargos eletivos valeram-se, de maneira crescente, da mídia eletrônica para conquistar votos. A marcha carnavalesca “Retrato do velho”, composta por Haroldo Lobo e Marino Pinto, foi utilizada com sucesso numa campanha presidencial. Leia a letra. Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho Faz a gente trabalhar Eu já botei o meu E tu, não vais botar? Já enfeitei o meu E tu, vais enfeitar? O sorriso do velhinho Faz a gente se animar. A qual político a letra da marchinha se refere e em que campanha eleitoral ela foi largamente utilizada? A) Eurico Gaspar Dutra, na campanha presidencial de 1945. B) Getúlio Vargas, na campanha presidencial de 1950. C) Juscelino Kubitschek, na campanha presidencial de 1955. D) Jânio Quadros, na campanha presidencial de 1960. E) João Goulart, na campanha presidencial de 1965.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa B.

Vargas, que era conhecido como o "pai dos pobres", usava as mídias como forma de propagandear o seu governo, censurando todo tipo de crítica (mudando, inclusive, letras de samba) e reforçando a ideia de que era um líder bom e justo.

Esta imagem acabou "colando", e, por ter concedido uma série de pautas que os trabalhadores desejavam, como a regulamentação das férias, horas extras e carga horária máxima, passou para a história como um líder popular e que "inspirava" os trabalhadores.

Perguntas interessantes