História, perguntado por mariaclarachegou, 11 meses atrás

com muita luta, as brasileiras conquistaram o direito de votar e serem votados. escreva um texto que sintetize o processo dessa conquista.
(gente pelamor me ajuda)

Soluções para a tarefa

Respondido por douglasdecarvalho46
19

Resposta:

A CTB

QUEM SOMOS

CONTATO

SITES ESTADUAIS

CTB JOVEM

NOTÍCIAS

BRASIL

CULTURA & MÍDIA

ECONOMIA

ESTADOS

INTERNACIONAL

MEIO AMBIENTE

MOVIMENTO TRABALHISTA

MOVIMENTOS SOCIAIS

OPINIÃO

NOTAS OFICIAIS

RURAIS

MULTIMÍDIA

PUBLICAÇÕES

SEM CATEGORIA

Com muita luta, as mulheres conquistaram o direito de votarem e serem votadas em 1932

Publicado 24/02/2018

Manifestação em São Paulo contra a cultura do estupro. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em 2015, antes de ser afastada da Presidência da República por um golpe, a primeira e única mulher a presidir o Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 13.086, de 2015, determinando o 24 de fevereiro como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, porque nessa data em 1932, as mulheres conquistavam o direito de votarem e serem votadas.

“Essa é uma data fundamental para o movimento feminista brasileiro, mesmo que nessa época as pessoas analfabetas ainda não tinham o direito ao voto – maioria absoluta da população brasileira -, mas removeu uma das questões fundamentais para a conquista da emancipação feminina”, diz Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). As pessoas analfabetas só conquistaram o direito ao voto com a Constituição de 1988.

“O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto”, afirma Tamára Baranov, no Jornal GGN.

Assista o vídeo: A Luta Pelo Voto Femino

Baranov explica também que essa conquista foi fruto de muita luta. “Iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres”.

Já Arêas vê a importância de se comemorar essa data histórica como uma das formas de resistir ao avanço de idéias retrógradas sobre os direitos das mulheres. “Estamos vivendo um momento de resistência”, diz ela.

Explicação:

Respondido por brendaisis
5

A conquista do voto feminino no cenário brasileiro ocorre no ano de 1932, quando as mulheres foram, enfim, inclusas no direito ao sufrágio universal. Esse avanço ocorreu por intermédio de um decreto realizado pelo então presidente Getúlio Vargas.

O voto feminino

O voto universal - que pode ser realizado por mulheres e homens, independente da renda ou da condição social desses indivíduos - é fundamental. O voto feminino, especificamente, permite que as mulheres optem por representantes que primem pelos seus direitos.

Saiba mais sobre o sufrágio universal em: https://brainly.com.br/tarefa/22714320

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes