Com foco no treino orofacial e desenvolvimento da fala, proibia o uso de sinais. Seu objetivo primordial era a busca da “normalidade”, através da fala. Essas características correspondem a qual concepção da Língua de Sinais?
Soluções para a tarefa
Olá!
A descrição acima corresponde à concepção Oralista, a qual é um método de ensino que defende que a melhor forma para educar o surdo é que este aprenda através do domínio da fala língua dominante, proibindo o uso de sinais tanto no ensino quanto na convivência dos surdos. Defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922), esse pensamento ganhou força no Congresso Internacional de Educadores de Surdos, realizado em Milão nos dias de 9 a 12 de setembro de 1880 e vigorou por muitos anos, resultando em um grande atraso no desenvolvimento, aceitação e reconhecimento de línguas de sinais no Brasil e no mundo.
Espero ter ajudado e bons estudos!
ORALISMO - Durante muitos anos, a educação de surdos foi essencialmente pautada em uma Concepção Oralista, com foco no treino orofacial e desenvolvimento da fala, proibindo-se o uso de sinais. O objetivo primordial era a busca da “normalidade” e, infelizmente, muitos professores, pesquisadores e cientistas acreditaram que apenas a fala poderia conferir o acesso dos surdos à sociedade. Durante séculos a Língua de Sinais foi considerada inferior à Língua Oral.