Administração, perguntado por rodrigomarine1, 10 meses atrás

Com desemprego em alta e crédito cada vez mais escasso, o consumidor brasileiro tem evitado fazer dívidas e está concentrando suas compras em itens básicos e indispensáveis à sobrevivência. Foi o que mostrou a última pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). Em outubro, as vendas do setor no Estado registraram queda de 10,2% ante o mesmo mês do ano anterior, pressionadas pelos segmentos de vestuário, móveis e decoração, veículos e eletroeletrônicos.[...] Segundo os dados da Fecomércio-SP, a venda de eletrodomésticos caiu 16,3% no acumulado de janeiro e outubro do ano passado. E, por enquanto, não há sinais de recuperação no horizonte.



A partir do que foi estudado sobre as Cinco Forças de Porter,podemos dizer que o fenômeno descrito no texto faz referência a:

Rivalidade entre concorrentes
Ameaça de novos entrantes
Ameaça de produtos substitutos
Poder de barganha dos clientes
Poder de barganha dos fornecedores

Soluções para a tarefa

Respondido por lasouza627
2

Nesse cenário entra em cena o Poder de Barganha dos Clientes pois, com menos dinheiro disponível para gastar com o que seja supérfluo, eles exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços para poder se aventurar em sua compra. Isso força os preços para baixo, jogando os concorrentes uns contra os outros.

Perguntas interessantes