com bases nesse dados procure estabelecer como seria a nova prática política ?
pfv me ajudem o dever é de História
Soluções para a tarefa
A proposta ou pergunta deste livro é simples e audaciosa: pode a filosofia política servir para tratar da política imediata, esta que rodeia nossas vidas?” É com essa declaração de intenções que o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, colunista da Rádio USP e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro abre o livro A Boa Política – Ensaios sobre a democracia na era da internet. A publicação reúne textos escritos ao longo de 20 anos, revisitados e revistos para a composição da obra.
Assumindo um “compromisso com o momento presente”, Janine se pergunta se o aumento das liberdades, o avanço dos direitos humanos e a melhoria das condições de vida vistos nos séculos 20 e 21 integram um processo inevitável ou representam uma exceção na história da humanidade. Apostando na primeira opção, o professor põe a filosofia política a serviço da continuidade e aprofundamento dessas conquistas.
Para isso, apresenta dois pares que constituiriam a “boa política” desde a Segunda Guerra Mundial até hoje: liberalismo e socialismo, república e democracia. Para o filósofo, é a articulação conjunta desses elementos que possibilitaria soluções à crise política da atualidade.
“Liberalismo e socialismo, em que pesem seus problemas, pertencem à boa política”, afirma Janine no primeiro capítulo, cujo título batiza o livro. “Podemos querer mais cooperação, podemos preferir mais competição”, continua o professor, “mas é necessário que mesmo esta última se dê em igualdade de oportunidades. Muito depende da situação concreta. Há ocasiões que requerem mais competição, outras que demandam maior cooperação. Defendo unir as duas no que chamo de coopetição, quando a competição vai até certo ponto e a razão de ser do jogo social é a cooperação.”