Português, perguntado por silvioalvesfreitasjr, 3 meses atrás

Com base nos textos, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. A língua, para os gestores do império romano, era um elemento secundário nos mecanismos de dominação do povo.
II. O ato de dominação do povo romano pelos seus gestores era praticado também pelo incentivo ao uso livre da língua.
III. A democracia praticada na Roma antiga pelo Imperador Virgílio e registrada na poesia de Augusto se concretiza no respeito à língua falada por todos.
IV. A Roma antiga era governada por ditadores que impunha um modelo de língua a ser falada pelos povos, amparada na normatividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por arper
3

Sobre o Império Romano, podemos definir da seguinte maneira:

  1. "A língua, para os gestores do império romano, era um elemento secundário nos mecanismos de dominação do povo." Falso.
  2. "O ato de dominação do povo romano pelos seus gestores era praticado também pelo incentivo ao uso livre da língua." Falso
  3. "A democracia praticada na Roma antiga pelo Imperador Virgílio e registrada na poesia de Augusto se concretiza no respeito à língua falada por todos." Falso.
  4. "A Roma antiga era governada por ditadores que impunha um modelo de língua a ser falada pelos povos, amparada na normatividade." Verdadeiro.

A língua e o poder

Observando a história podemos notar o uso idiomático como ferramenta de dominação. No Império Romano não existia a aceitação de variedade dentro do idioma, a língua era imposta, pois assim havia a garantia de que o poder permaneceria nas mãos dos governantes. A ideia de respeito por idiomas diferentes não existia.

Saiba mais sobre o Império Romano: https://brainly.com.br/tarefa/42977960

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes