Pedagogia, perguntado por nilza0014, 1 ano atrás

Com base nos textos a) e b) anteriores: Questão 1: escreva um texto (com 150 a 200 palavras) de sua autoria fazendo uma reflexão sobre a diversidade e organização dos tempos e espaços escolares explícitas nos dois textos a) e b). Questão 2: escreva um texto (com 150 a 200 palavras) de sua autoria comentando as ideias de Miguel Arroyo explícitas nos dois textos a) e b).

Soluções para a tarefa

Respondido por Edson1307
3

1-    O currículo e uma das concepções da diversidade e organização dos tempos e espaços escolares que perneia em nossas práticas enquanto cidadãos. Currículo está diretamente ligado a uma construção social e histórico-cultural que reflete diferentes posições, pontos de vista teóricos e compromisso a serem realizados. Entretanto, mesmo refletindo diferentes entendimentos podemos dizer que em maior ou menor grau as dimensões sobre o que seja currículo gravitam em torno dos conhecimentos escolares, dos procedimentos e relações sociais que delimitam a delineiam os conhecimentos a serem ensinadas e aprendidas no contexto escolar, às transformações a serem realizados nas crianças e jovens, os valores a serem ensinados pela escola e aprimorados pelo sujeito, as identidades a serem formadas. O currículo é compreendido como um processo de racionalização de resultados educacionais, com finalidade de desenvolver nas crianças habilidades que os capacitam para decidir assuntos da vida adulta. A diversidade indaga o currículo, a escola, as suas lógicas, a sua organização espacial e temporal.

2-    As aulas e as atividades acadêmica podem ser entendidas como a própria expressão e      manifestação de ação de ensino, direcionando a construção dos diversos saberes, como um microssistema educativo definido institucionalmente por certos espaços, certas atividades, certos papeis, formas de distribuir o tempo, em que ocorre ali é capaz de repercutir em todo o sistema. Nesse sentido o professor há que ser alguém dinâmico, criativo, perspicaz, sensível, intuitivo com a visão critica para que essa situação de aprendizagem deve estar focada na realidade vivida pelo aluno e naquelas que encontrará, ao sair da escola.. Enfim tudo que acontece na escola que vem até ela e que acontece fora dela pode se reverter em aprendizagem, organizando sua conduta, colaborando com a definição de sua visão de mundo, com a identificação de valores de referencia, tanto para a vida pessoal quanto para vida profissional. Nesse sentido, rompem-se as fronteiras que separam os ambientes e tornam a escola isolada do contexto de mundo em que está inserida.

 

Perguntas interessantes