Com base nos seus estudos sobre as concepções de ensino de Arte na Educação Infantil, relacione as propostas pedagógicas (casos 1 a 4) à sua concepção predominante.
Caso 1: O caderno de desenho livre
No dia a dia desta turma de educação infantil, o desenho é uma atividade livre, assim como todas as demais propostas da rotina pedagógica. A cada dia as crianças escolhem o que desejam fazer. Ao lado do desenho, diariamente são oferecidos lápis de cor e canetinhas coloridas, além de um caderno de desenho - um para cada criança. Certo dia, a professora sentou-se para observar os cadernos de desenho e notou que alguns estavam praticamente novos, com uma ou outra folha rabiscada. Em outros, notou a repetição dos mesmos desenhos, sempre com as mesmas cores de caneta.
Caso 2: Visitando Tarsila
Para desenvolver um projeto de estudo das obras de Tarsila do Amaral, que conheceu ao visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a professora definiu as seguintes etapas de trabalho a ser desenvolvido com as crianças:
1. Visita guiada das crianças à Pinacoteca para que conhecessem as obras da artista.
2. Elaboração de lista de materiais (folhas A4 brancas, giz de cera, papel crepom, lápis de cor, caneta hidrocor e tinta guache).
3. Organização de momentos para as crianças desenvolverem seus desenhos com base nas obras de Tarsila do Amaral.
4. Indicação clara dos usos que as crianças deveriam fazer dos materiais, seguindo à risca as orientações presentes no material pedagógico obtido no museu.
5. Desenvolvimento da atividade de desenho: algumas crianças receberam o desenho do Abaporu pontilhado para completar e, em seguida, pintar, sem sair das margens; outras receberam o desenho pronto para colorir com giz de cera e, em seguida, colar no painel de EVA.
6. Exposição dos desenhos em sala de aula.
Caso 3: As tantas árvores do parque
Observando os registros gráficos do passeio ao parque, a professora notou que grande parte das crianças representava a diversidade de árvores de uma mesma maneira. Preocupada com o engessamento da expressividade das crianças e com a estereotipia, ela propôs, para começar uma sequência didática, o encadeamento de três propostas:
Primeiro ela levou as crianças ao parque para observarem diferentes árvores e desenharem segundo o que observaram.
No dia seguinte, ela montou um painel com os desenhos das crianças e abriu uma roda de conversa para que cada um contasse como teve a ideia de desenhar uma árvore daquela maneira, o que mais chamou a atenção e o que foi mais desafiador desenhar.
No terceiro dia, ela organizou a turma em subgrupos de 4 crianças, de acordo com o que cada uma havia desenhado anteriormente. Crianças que tinham representações semelhantes ficaram em grupos diferentes. Dessa forma, ela garantiu que em cada mesa houvesse diversidade de representações de árvores.
Caso 4: O girassol amarelo
Para as crianças aprenderem o nome da cor, a professora propôs que a cada dia da semana elas recortassem e colassem figuras de mesma cor. Na sexta-feira, dia previsto para as explorações do amarelo, a professora ofereceu diversas tonalidades de papel crepom e as convidou para duas tarefas:
Fazer bolinhas de papel, bem pequenas.
Preencher o girassol que estava mimeografado em uma folha de papel.
Depois, as crianças fixaram seus girassóis, todos muito parecidos, no mural da sala.
A. Concepção interacionista (sequência didática)
B. Concepção pragmática
C. Concepção espontaneísta
D. Pedagogia dos Passos
A seguir, escolha a alternativa que explicita a correta correspondência dos textos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
a. 1-C, 2-D, 3-A, 4-B. Corrigido pelo AVA
Respondido por
3
A sequência correta está em: 1-C, 2-D, 3-A, 4-B.
Agora podemos.
O currículo escolar é aquele que fundamenta o conteúdo didático que será oferecido, enquanto o Projeto Político Pedagógico se relaciona aos pressupostos básicos para a atuação didática.
Partindo deste ponto, notamos que o projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-las durante um determinado período de tempo.
Para ser mais exato, ele possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.
Perguntas interessantes