Artes, perguntado por cledo, 1 ano atrás

Com base nos seus conhecimentos acerca da relação entre arte, estética e sociedade, analise as asserções a seguir: I. Os parâmetros estéticos na arte se alteraram continuamente ao longo do tempo. PORQUE II. Diferentes fatores influenciaram estas mudanças, como as crenças religiosas, as organizações sociais e os sistemas políticos. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. 2) Johannes Vermeer - Oficial e garota sorridente, c. de 1657 Fonte: Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2016. A ____________ produzida durante o período conhecido enquanto Idade de Ouro nos Países Baixo (ou Idade de Ouro Holandesa) se relaciona com o fato de que nas regiões protestantes, onde não havia a prática de produção de imagens ____________, os temas das obras eram guiados pelos interesses dos ricos ____________. Neste caso, a produção dos ____________ respondia a esta demanda e apresentava cenas nas quais os compradores das obras se reconhecessem. Assinale a alternativa que elenque a sequência de termos que preencham corretamente as lacunas: Alternativas: a) arte – religiosas – mercadores – artistas. b) arte – coloridas – padres – políticos. c) dança – religiosas – padres – artistas. d) indústria – coloridas – mercadores – padres. e) indústria – religiosas – reis – artistas. 3) No período da Revolução Francesa, a produção artística e sua fruição foram apropriadas pelos movimentos subversivos de luta contra os valores da monarquia absolutista, tal fator é claramente notado a partir da observação das obras ligadas à estética aristocrata versus a estética da revolução. Uma das formas encontradas pelas forças revolucionárias para marcarem a sua diferença em relação à aristocracia e convocar o povo à luta foi por meio da crença do poder de afetação estética. Artistas, como Jacques-Louis Davi (1748-1825), resgatam a visualidade clássica e opõem uma construção geometricamente equilibrada à sinuosidade das formas orgânicas e sensuais do ____________. Assinale a alternativa que apresente o termo que complete corretamente a sentença: Alternativas: a) Barroco. b) Surrealismo. c) Rococó. d) Impressionismo. e) Renascimento. 4) Figura 1.5 - Jean-Honoré Fragonard - Jovem brincando com um cachorro, 1765-1772 Fonte: Disponível em: < https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0d/Jean_Honore_Fragonard_Young_Woman_Playing_with_a_Dog.jpg/666px-Jean_Honore_Fragonard_Young_Woman_Playing_with_a_Dog.jpg >. Acesso em: 29 abr. 2016. Reflita acerca da imagem e analise as sentenças a seguir a respeito da estética no período do Rococó: I. As obras de arte do Rococó expressam os valores aristocráticos por meio de cenas de hedonismo e deleite puros. II. Os membros da monarquia e aqueles que desfrutavam de seus benefícios eram aqueles que consumiam obras de arte Rococó e não estavam interessados em imagens moralizantes ou deslocadas historicamente. III. Esteticamente, interessava aos consumidores da arte do Rococó a beleza fácil, tranquila e suave, exposta em obras que apresentassem os rostos dos seus. IV. As obras de arte do Rococó eram construídas para exaltar o poder do faraó frente a uma sociedade teocrática e iletrada. Assinale a alternativa que elenque todas as sentenças que apresentam informações corretas a respeito do Rococó: Alternativas: a) I, II e III. b) Apenas I e III. c) Apenas I e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV. 5) Giotto di Bondone - Virgem de Ognissanti, c. de 1310 Fonte: Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2016. De forma geral, podemos atestar que, ao longo de toda a história, houve ramificações estéticas colocadas a serviço dos interesses e valores daqueles que detinham o poder. I. Durante a Idade Média os artistas produziam obras sacras. PORQUE II. Os poderes econômico e político estavam centrados nas mãos da Igreja Católica durante o medievo. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d) As asserções I e II são proposições falsas. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rozeclea
6
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.  

Rozeclea: questão 3 a certa rococó
Rozeclea: av1 1b 2a 3c 4a 5e av2 1e 2a 3d 4b 5b
Perguntas interessantes