Com base nos nossos conhecimentos de arte moderna e as vanguardas estudadas, julgue os itens abaixo com CERTO OU ERRADO:
( ) No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães.
( ) O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos, encontrando na velocidade da máquina a sua grande inspiração.
( ) Entre suas principais características do Cubismo estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor.
( ) A vanguarda Fauvista é conhecida por sua explosão de cor nas telas, tendo os seus artistas sendo conhecidos como "feras".
( ) A vanguarda expressionista busca imagens do sonhos, do inconsciente para a formação de suas imagens, explorando devaneios e a imaginação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(Certo) No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães.
(Errado) O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos, encontrando na velocidade da máquina a sua grande inspiração.
O certo seria: O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos e conferências, encontrando na literatura seu meio ideal de realização artística.
(Certo) Entre suas principais características do Cubismo estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor
(Certo) A vanguarda Fauvista é conhecida por sua explosão de cor nas telas, tendo os seus artistas sendo conhecidos como "feras".
(Errado) A vanguarda expressionista busca imagens do sonhos, do inconsciente para a formação de suas imagens, explorando devaneios e a imaginação.
O Certo seria: A vanguarda expressionista é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos, o sentimento do artista.