Sociologia, perguntado por rayanerinaldi09, 10 meses atrás

Com base nos estudos ao longo das aulas,explique os motivos para a frase presente na bandeira brasileira
ORDEM E PROGRESSO

Soluções para a tarefa

Respondido por liboriodonolaamanda
1

Resposta:

A expressão Ordem e Progresso é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte: O lema político "Ordem e Progresso" origina-se da corrente filosófica positivista, criada por Auguste Comte e John Stuart Mill no século XIX.

A doutrina positivista preconiza realização dos ideais republicanos: a busca e a manutenção de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais, etc).

O lema "Ordem e Progresso" encontra-se escrito na Bandeira Nacional do Brasil idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada pelo artista Décio Villares,[1] com a fundação da República brasileira por Benjamin Constant.

Respondido por BearForce
1

Os autores da nova bandeira do Brasil foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. Essa nova bandeira substituiu a bandeira que havia sido proposta por Rui Barbosa, e que esteve içada do dia 15 de novembro ao dia 19 de novembro. As grandes mudanças da nova bandeira brasileira e a bandeira do período imperial foram as seguintes:

O losango amarelo teve seu tamanho redimensionado.

O símbolo de Armas do Império que estava no centro da bandeira imperial foi substituído pela esfera azul republicana.

No centro da esfera, foi adicionado um lema positivista escrito “Ordem e Progresso”. Esse lema foi inspirado em uma frase de Auguste Comte.

Foram adicionadas estrelas brancas como representação dos estados brasileiros.

Atualmente, a bandeira e outros símbolos nacionais (Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional) estão normatizados na Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, e essa lei sofreu algumas alterações por meio da Lei 8.421 de 11 de maio de 1992. Essa lei de 1992 também foi responsável por acrescentar novas estrelas na Bandeira Nacional. Essas estrelas correspondem ao Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Perguntas interessantes