Geografia, perguntado por raquelsoaresac2549, 1 ano atrás

Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição da população trabalhadora nas cidades e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as armações a seguir. I. A distribuição das pessoas por faixa de tempo de deslocamento casa trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média brasileira. II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte. III As políticas públicas referentes a transportes urbanos, como, por exemplo, Bilhete Único e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa trabalho e

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermegstbhoziih7
89
RESPOSTA: I, II, III acabei de responder .
Respondido por nataliafransantos
3

As políticas públicas de mobilidade urbana devem ser direcionadas para atender às populações da periferia que moram distantes dos grandes centros e continuar a investir em tecnologias que facilitam a mobilidade, dentre as capitais apresentadas, Curitiba possui melhores indicadores (alternativas, I, II e III corretas).  

Rio de Janeiro e São Paulo são grandes centros urbanos brasileiros e concentram um número acentuado de pessoas, que diariamente possuem o desafio de chegar até o trabalho.

Como demonstrado no gráfico, grande parte das pessoas nas duas cidades, demoram até uma hora diariamente para chegar ao trabalho e uma parte significativa demora até duas horas para chegar ao trabalho.

Em grande parte das cidades brasileiras, de maneira geral, as grandes empresas estão concentradas em uma região central, que geralmente é muito distante do local onde a maior parte da mão de obra reside, tornando o deslocamento diário algo difícil e demorado.

As tecnologias de transporte urbano, podem contribuir para a eficiência dos deslocamentos diários, mas é preciso pensar em alternativas como o aumento do número de veículos de transporte público e a criação centros mais próximos aos locais onde os trabalhadores estão habitam, para tentar buscar soluções mais efetivas para solucionar o problema.    

Os dados do gráfico, indicam que a cidade de Curitiba apresenta dados de mobilidade urbana muito melhores do que aqueles presentes em São Paulo e Rio de Janeiro.

Isto ocorre, porque diferentemente das duas grandes capitais, Curitiba tem o melhor sistema de transporte do Brasil, que foi feito de maneira planejada, para proporcionar a seus habitantes melhor  experiência de mobilidade urbana.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/9523527

Anexos:
Perguntas interessantes