Ed. Técnica, perguntado por lailasbso49, 5 meses atrás

Com base nos aspectos conceituais e princípios relacionados à Investigação, analise a situação abaixo e aponte se os procedimentos ali relatados estão de acordo com a doutrina de investigação:

A Polícia Civil foi acionada pelo CEPOL para comparecer a um local de homicídio, no bairro do Portão, nesta Capital do Curitiba. Não foi colhido pelo CEPOL o nome do solicitante, mas apenas a equipe da Polícia Militar que já se fazia presente no endereço mencionado. Ao chegar no local de crime, verificou-se que a população estava aglomerada em volta do cadáver, não havendo perímetro de isolamento. Após ser solicitado o isolamento e a preservação do local, os investigadores, em conversa com os Policiais Militares, não obtiveram muita informação, considerando que não foram identificadas quaisquer testemunhas que pudessem colaborar. Os investigadores, então, abstiveram-se de fazer mais perguntas e apenas ficaram aguardando a chegada da Polícia Científica. Com a chegada da Perícia, a autoridade policial não acompanhou a perícia ali realizada, tampouco foi informado pelo perito quais os vestígios coletados. Os auxiliares do IML então, carregaram o corpo na viatura de transporte de cadáveres e se retiraram do local. Nenhuma pessoa foi conduzida até a Delegacia para ser ouvida, em que pese terem sido identificados alguns familiares, um deles inclusive relatou ter presenciado a cena, o que disse para os policiais militares que primeiro atenderam ao local, mas se recusou a ir até a Unidade Policial para ser ouvida. O inquérito policial foi instaurado uma semana depois, e encontra-se com diligências ainda a cumprir.

Soluções para a tarefa

Respondido por andressamarin1606
0

Resposta:

violação da doutrina de investigação

Explicação:

Em meu ponto de vista, segundo dos estudos mencionados nas aulas 2, 3, 4 e 5 e analisando parte por parte do caso podemos observar algumas falhas cometidas pelo sistema policial, tais como: '' Não foi colhido pelo CEPOL o nome do solicitante '' levando a logica de que quando se recebe uma denuncia primordialmente a primeira denuncia, leva-nos a crer que existe a possibilidade de ser a primeira pessoa a ter encontrado ou presenciado do ato criminoso, levando assim a ser uma testemunha forte, o por que ela estava ali no momento? como aconteceu? e afins... Colhendo o máximo de informações possível para chegar a um resultado. "Após ser solicitado o isolamento e a preservação do local, os investigadores, em conversa com os Policiais Militares, não obtiveram muita informação, considerando que não foram identificadas quaisquer testemunhas que pudessem colaborar.'' os Policiais militares perante a cena de um homicídio não fizeram nenhum questionamento dando a entender uma falta d interesse na solução, vimos nas aulas citadas a importância de questionar,  para qualquer órgão publico, havendo mais um desfalque policial. '' Com a chegada da Perícia, a autoridade policial não acompanhou a perícia ali realizada, tampouco foi informado pelo perito quais os vestígios coletados.'' por mais uma vez podemos ver uma falta de interesse policial, e levantando até uma suspeita sob os mesmos, qual motivo não aguardaram e acompanharam a pericia? qual o motivo de sair com tanta rapidez sem questionar nada do local? e além de outros questionamentos é necessário o acompanhamento policial durante a pericia para a segurança do perito. Por fim, depois de um longo estudo podemos ver que este caso poderia ter sido solucionado ou estar com um maior andamento se todos os protocolos tivessem sido seguidos.

Perguntas interessantes