ENEM, perguntado por deboramagno8223, 1 ano atrás

com base no trecho acima, responda: em que se diferenciou o projeto colonizador de portugal do projeto colonizador da inglaterra na américa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rihh12
6

s diferenças entre as duas colonizações são bem óbvias e tds já responderam. Os colonos americanos queriam fundar um novo país e os portugueses só queriam matar indios e sugar o maximo.  

O Brasil era o país mais atrasado das Américas quando se tornou independente, não havia uma só universidade (Espanha e Inglaterra fundaram varias), uma só fábrica (tds os nossos vizinhos tinham manufaturas), enfim, não tinha nada. O Mexico tinha um territorio maior que o brasileiro e era mto mais desenvolvido, mas acabaram perdendo territorio pros EUA. Os espanhois foram crueis, mas foram bem melhores q os portugueses.  

Os portugueses tentaram retomar o território brasileiro entre 1822 e 1825 várias vezes (tentaram dividir o pais tb) e apanharam feio em todas elas. Além de incompetentes por perderem a colonia tomaram um pau federal. Deviam nos agradecer por seguirmos falando portugues e darmos alguma divulgação internacional para o idioma.  

Vejam a maravilha q são aqueles paises africanos colonizados por portugueses............comparem com a Africa do Sul, colonizada por ingleses.......vejam qual é mais desenvolvido.  

O Brasil só está melhor q aqueles paises porque se tornou independente antes e recebeu outros povos (italianos, espanhóis, japoneses, alemães, etc, etc) que veiram desenvolver o país e não sugar e destruir como os portugueses

Respondido por mariaclaralukascheck
2

Resposta:

Padrão de resposta esperado

O modelo de colonização portuguesa se diferenciou da colonização inglesa na América, porque Portugal, desde o início, não teve intuito de desenvolver nenhuma grande sociedade nestes trópicos, mas apenas explorar as riquezas da terra. Não houve a transferência de famílias de colonos portugueses para a América, e sim de indivíduos para administrar essa exploração. Por isso convencionou-se chamar o investimento de Portugal na América de colônia de exploração, diferenciando-se do adotado na América do Norte, onde foram implantadas colônias de povoamento.

Explicação:

Perguntas interessantes