Com base no texto que relatar as orientações para a prática de atividades físicas para mulheres na década de 1920, podemos afirmar que ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A participação esportiva feminina, no início do século XX, foi muito controversa. A classe médica argumentava contra a prática de exercícios vigorosos devido à sua característica reprodutiva. Quais eram os critérios para a participação da mulher na educação física brasileira e esporte no início do século XX?
Resposta Selecionada:
b.
A mulher tinha restrições quanto a prática, pois era tida como o \u201csexo frágil\u201d.
Respostas:
a.
A mulher era proibida de fazer qualquer atividade física.
b.
A mulher tinha restrições quanto a prática, pois era tida como o \u201csexo frágil\u201d.
c.
A mulher podia fazer as mesmas atividades que os homens, pois o mundo moderno já era livre de preconceitos.
d.
A mulher podia exercitar-se apenas com séries de força, saltos e lutas.
e.
As mulheres podiam praticar o futebol, mas apenas pelas manhãs.
Feedback da resposta:
Resposta: B
Comentário: A prática de exercícios físicos era limitada para as mulheres no início do século XX, pois as políticas higiênicas e eugênicas da saúde pública brasileira buscavam fortalecer as mulheres para gerarem filhos saudáveis. No entanto, acreditavam que o esforço deveria ser moderado, a fim de se evitar problemas no sistema reprodutor feminino.
Pergunta 2
0,4 em 0,4 pontos
Os trechos abaixo se referem à condição histórica de preconceito que a mulher sofreu diante da prática do esporte:
I - O futebol, futebol de salão (futsal), as lutas, levantamento de peso, entre outras eram proibidos para as mulheres. A justificativa médica higienista reforçava a ideia de que o exercício físico extenuante afetaria as funções reprodutivas da mulher. A condição da maternidade era vista como prioritária, pois o papel de mãe era a principal e mais sagrada função da mulher na sociedade.
II - Em função da caracterização predominantemente masculina da audiência esportiva, percebe-se uma desvalorização financeira dos eventos esportivos femininos, com menor exposição na mídia. Em função dessa condição machista, as modalidades esportivas acabam desenvolvendo uniformes esportivos diminutos para as mulheres, a fim de delinear seus corpos e chamar a atenção do público masculino e elevar os índices televisivos.
Referente aos trechos pode-se afirmar que:
Resposta Selecionada:
d.
O trecho I revela a condição machista oficial do Estado brasileiro no passado e o trecho II mostra a condição velada de machismo atual, onde o esporte feminino é desenvolvido visando explorar a imagem erotizada do corpo feminino.
Respostas:
a.
A situação do trecho I ainda acontece atualmente e justifica a situação apresentada no trecho II.
b.
A situação do trecho I aconteceu no passado e a situação do trecho II é falsa e não acontece na sociedade atual.
c.
Ambas as situações são exageradas, pois a mulher sempre teve seu espaço e respeito diante da prática esportiva, visando melhorar os padrões estéticos e harmoniosos da mulher.
d.
O trecho I revela a condição machista oficial do Estado brasileiro no passado e o trecho II mostra a condição velada de machismo atual, onde o esporte feminino é desenvolvido visando explorar a imagem erotizada do corpo feminino.
e.
A situação do trecho I demonstra que o machismo no esporte acontecia no passado e a situação do trecho II mostra que a sociedade brasileira evoluiu e aceita com igualdade de condições a mulher no esporte.
Feedback da resposta:
Resposta: D
Comentário: A afirmativa I é verdadeira e ilustra a posição oficial do Estado brasileiro, que vetava a prática de modalidades de força, com contato físico ou ainda com esforço físico de alta intensidade. Em 1965, através da Deliberação nº 7/65, o CND criou a regra que dizia que às mulheres não seria permitida a prática de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo, rugby, halterofilismo e beisebol. A afirmativa ,
Explicação:
7
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: (D) O trecho I revela a condição machista oficial do Estado brasileiro no passado e o trecho II mostra a condição velada de machismo atual, onde o esporte feminino é desenvolvido visando explorar a imagem erotizada do corpo feminino.
Explicação:
Comentário: A afirmativa I é verdadeira e ilustra a posição oficial do Estado brasileiro, que vetava a prática de modalidades de força, com contato físico ou ainda com esforço físico de alta intensidade. Em 1965, através da Deliberação nº 7/65, o CND criou a regra que dizia que às mulheres não seria permitida a prática de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo, rugby, halterofilismo e beisebol. A afirmativa II demonstra a situação mercadológica do esporte no Brasil, onde os recursos são muito menores para o esporte feminino e o marketing visa explorar mais o corpo da mulher atleta do que seu desempenho esportivo.