Com base no texto intitulado
"As Missões Religiosas e a
Ocupação do Vale
Amazônico". Responda:
1- Explique por que o indígena
foi tão importante na ocupação
do Vale Amazônico?
2- O texto diz que, os padres
monopolizavam o trabalho
indígena. Justifique sua
resposta.
3- Quais as primeiras
atividades extrativistas da
região Amazônica? E qual
mão-de-obra foi utilizada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O papel do indígena na ocupação do Vale do Amazonas era de extrema importância. Não se dava um passo sem ele, pois conhecia o território, sabendo se movimentar naquela área desconhecida pelo europeu.
Os nativos eram os guias pela floresta ou pelos rios. Canoeiros, conduziam as embarcações nas longas expedições fortemente escoltadas, em meio a milhares de quilômetros, pelos cursos emaranhados d'água. Eram também caçadores, identificando a variada fauna, e coletores das "drogas do sertão", pois conheciam como ninguém a flora local.
2- Os padres impediram a exploração do trabalho escravo indígena pois defendiam a tese de que os povos nativos possuíam alma e, portanto, poderiam ser convertidos ao cristianismo, sendo a escravidão uma instituição que dificultaria esta conversão.
3- Uma das características marcantes do processo de conquista português na Amazônia foi a utilização da mão-de-obra indígena. Colonos, missionários e a Coroa portuguesa envolveram-se em constantes embates e também em conivências que definiram tragicamente o destino dos índios. Diversas leis, regimentos e decretos foram criados pelo Estado português, ao longo do período colonial, que refletiram o poder político dos interessados na proteção ou manutenção da mão-de-obra indígena, tais determinações jurídicas quando favoreciam os índios eram logo derrubadas, não cumpridas ou criavam-se brechas para justificar o aprisionamento e escravidão dos mesmos. As diferentes posturas adotadas pelas ordens religiosas, responsáveis por exercerem o contato com os índios, foram constantes na polêmica que instaurou-se nos confins amazônicos.
Espero ter ajudado !!