. Com base no texto e no pensamento de Francis Bacon acerca da verdadeira indução experimental como interpretação da natureza, é correto afirmar. * 1 ponto a) Na busca do conhecimento, não se podem encontrar verdades indubitáveis, sem submeter as hipóteses ao crivo da experimentação e da observação. b) A formulação do novo método científico exige submeter a experiência e a razão ao princípio de autoridade para a conquista do conhecimento. c) O desacordo entre a experiência e a razão, prevalecendo esta sobre aquela, constitui o fundamento para o novo método científico. d) Bacon admite o finalismo no processo natural, por considerar necessário ao método perguntar para que as coisas são e como são. e) O estabelecimento de um método experimental, baseado na observação e na medida, aprimora o método escolástico. (Enem 2016) Ser ou não ser - eis a questão. Morrer- dormir- Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo! Os sonhos que hão de vir no sono da morte Quando tivermos escapado ao tumulto vital Nos obrigam a hesitar: e é essa a reflexão Que dá à desventura uma vida tão longa. SHAKESPEARE, W. Hamlet. Porto Alegre: L
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:1) A
2) A
Explicação: Confia
Respondido por
4
1 - a) Na busca do conhecimento, não se podem encontrar verdades indubitáveis, sem submeter as hipóteses ao crivo da experimentação e da observação.
De acordo com o pensamento de Francis Bacon ao que se refere a verdadeira indução experimental, existem duas operações básicas pelas quais a indução deve passar: a negativa e a construtiva.
Na negativa as verdades são criadas através de tradições herdadas pela sociedade.
Na construtiva as verdades são comprovadas através de conhecimentos científicos.
Para esse filósofo todo e qualquer conhecimento tem por objetivo ser colocado em prática para serem considerados como método indutivo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás