Com base no texto de Lima Vaz Escritos de Filosofia: introdução à ética filosófica, explique a divisão aristotélica dos saberes em saberes teoréticos, práticos e poéticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Saber Teorético é aquele que se preocupa com a busca pela verdade a partir da virtude dianoética, ou seja, o saber teorético é um saber contemplativo cuja a principal característica é o conhecimento puro alcançado pela sabedoria ou simplesmente sophia. O saber teorético buscará conhecer sobretudo, o que constitui o ato moral, a essência do ato em si mesmo mas é próprio deste saber não ter nenhum conteúdo para si, afinal, ele é um conhecimento puro e por isso, é imutável, não sofre nenhum tipo de mudança já que se sofresse, deixaria de existir.
O saber prático é a práxis, é o saber interacional que estará intercalado com a obra, com a finalidade ou ainda com o objeto a partir da virtude noética, ou seja, o saber prático é o saber intuitivo e intelectivo que estará em interação com os objetos afetando-os ou sendo afetado por eles. Então, o saber prático é vamos assim dizer, a Filosofia Prática ou a Moral e sua preocupação será o fim das ações por virtude no que diz respeito a que ou a quem elas se dirigem. Esse saber é variável e pode sofrer alterações com o passar do tempo
O Saber Poiético é o saber criativo, é o saber que se produz e reproduz no ambiente em que está inserido de modo que ele pode ser tanto especulativo, como teorético ou prático. Poderia dizer que ele é um saber intermediário de modo que ele tem um caráter transformador e adaptativo, ou seja, as ações de cunho poiético serão a partir da "necessidade" do qual o ambiente apresentará.
Espero ter ajudado! Como faz um tempo que não vejo esses conteúdos, creio que não fui completo o bastante mas já dá algumas pistas!