Filosofia, perguntado por gihreschioto7904, 11 meses atrás

com base no texto de comte-sponville e no estudo realizado neste capitulo sobre maquiavel, compare como filósofos defendem que moral e política coexistem?
preciso PRA agora a resposta, alguém me ajudaaaaa

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
403
Olá! 


Maquiavel faz uma interessante reflexão sobre o papel do filósofo neste ponto, visto que para o autor, a atuação do filósofo não é o de fazer especulações sobre política e  sim criar um guia prático para a reflexão.

Deste modo, a partir do empirismo o governante deve transgredir a moral para se manter no poder, firmando tratados entre essa noção e a busca pela coexistência da crítica filosófica e a política.


Até a próxima. 
Respondido por EduardoPLopes
81

A coexistência de moral e política assume diferentes significados nas obras de diferentes filósofos, sendo a posição de Maquiavel sobre um tema um tanto quanto "peculiar".

Para pensadores clássicos, como Platão, a sabedoria era a base da virtude, de modo que o erro e o vício só tinham uma explicação: a ignorância do que era correto, belo e justo. Deste modo, ser moral era consequência de ser sábio, e ser um bom político dependia de ser sábio, de modo que as duas coisas coexistiam em apoio mútuo (o que é uma posição comum).

Maquiavel, por sua vez, considerava que a moral dizia respeito a vida em sociedade e a política (em especial na época em que vivia) dizia respeito a condução da sociedade, de modo que nem tudo o que era correto do ponto de vista da moral (como não mentir, por exemplo) era necessariamente correto do ponto de vista da política.

Considerava, assim, que os governantes estavam submetidos a uma "moral superior", tendo como objetivo o maior bem estar geral, que justificava, se necessário, romper com a moral comum.

Mais sobre Maquiavel em:

https://brainly.com.br/tarefa/6486886

Anexos:
Perguntas interessantes