Com base no texto, conceitue coronelismo, destacando sua importância para o funcionamento nos primeiros anos da República no Brasil.
Soluções para a tarefa
Nos primeiros anos da República do Brasil, o Coronelismo deu suporte ao Governo Federal para manter a estabilidade política e militar. Coronel era um título do período imperial, títulos derivados da antiga guarda nacional e que continuaram a existir. Os coronéis eram homens com poderes políticos.
O coronelismo, tal como as oligarquias, também influenciava as decisões nacionais. Os coronéis possuíam poder regional e influenciavam as decisões por meio do voto de cabresto, que baseava-se na coerção dos eleitores.
O Coronelismo era dito como prática de subordinação política que foi responsável por manter a estabilidade e prosperidade política e militar nos primeiros anos da República do Brasil.
O coronelismo foi marcado pela força militar que exercia sob a população brasileira. Formavam milícias com intuito de reprimir e assim, manter a ordem social, preservando os seus próprios interesses.
Nas esferas municipais os coronéis, homens de grande valor e força econômica e política, forçavam a população a votar em seus candidatos, aqueles que convinha aos seus interesses. O poder de barganha destes foi denominado Voto de Cabresto.
O voto de cabresto tinha o objetivo de controlar o voto popular, afim de garantir o poder das oligarquias. A população era obrigada a votar no determinado candidato caso contrário, estaria sujeito a retaliação.
Para mais informações, acesse:
Voto de cabresto: brainly.com.br/tarefa/8536012