Com base no texto abaixo, responda às questõesConsidere as seguintes afirmações acerca de aspectosdiscursivos do texto.I. Itens lexicais como introjetado, roupa, vestidopreenchido, (linhas 5 a 8) sugerem oposiçãosemântica entre ‘essência’ e ‘aparência’.II. Os modos de projeção da categoria de pessoaajudam a distinguir o enunciador e o Dr. Lambada.III. O local em que se apresenta o perfil do Dr. ZapattaLambada (linhas 11 a 13) gera estranhamento, jáque, normalmente, se reserva tal espaço paraidentificar com precisão o autor do depoimento.IV. A alteração na forma e no conteúdo de expressõescristalizadas (détournement) é empregada comfinalidade lúdica no trecho em que o Dr. ZapattaLambada é apresentado.Destas afirmações são corretas:(A) I e II, apenas.(B) I e III, apenas.(C) II e III, apenas.(D) III e IV, apenas.(E) I, II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a de letra (E) I, II, III e IV.
Na primeira afirmativa podemos observar a existência da semântica formada entre essência e aparência, porque os itens trazidos mostra o empenho do protagonista Dr. Lambada em sua ocupação na ONG Doutores da Alegria.
Na segunda alternativa podemos ver essa clara diferença, pois em momentos o texto usa a primeira pessoa e depois a terceira pessoa.
Na terceira alternativa o estranhamento é originado por causa do perfil de palhaço que foi utilizado pelo Dr. Zapatta Lambada.
Na quarta alternativa essa função lúdica é utilizada para reforçar a colocação social de entretenimento do nosso protagonista.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
resposta: resposta correta b) I, II, III e IV.
EXPLICAÇÃO: (ENADE, 2005) Leia o depoimento de um artista pertencente à Organização não governamental Doutores da Alegria. Nessa ONG, que defende a aproximação entre arte e ciência, palhaços simulam ser médicos para crianças e adolescentes hospitalizados.
1 Não é tão simples assim me despir do dr. Lambada. São quase
2 dez anos nos Doutores da Alegria, duas vezes por semana no
3 hospital, fora as aulas paralelas, este ano de canto e
4 malabares, e as rodas de estudo na sede. O personagem fica
5 introjetado, às vezes desembesto a falar em casa, minha
6 mulher diz chega, mas é assim que é. Não basta comprar uma
7 roupa (...) e distribuir bala no ônibus. Não adianta estar vestido
8 se não se está preenchido. Muitas vezes somos a única
9 referência de palhaço para uma criança, ou o respiro emocional
10 para uma mãe ou um pai, e aquilo precisa ser bem feito.
11 DR. ZAPATTA LAMBADA acredita em doentes saudáveis,
12 duendes mentais no triângulo das ber-mudas, roucas e
13 afônicas e na inocência do Romário.
(M. Manir, "Entre brancos e augustos. De hospital em hospital, eles quebram o protocolo atrás de uma nova performance diante da dor")
Considere as seguintes afirmações acerca de aspectos discursivos do texto:
I- Itens lexicais como introjetado, roupa, vestido preenchido (linhas 5 a 8) sugerem oposição semântica entre 'essência' e 'aparência'.
II- Os modos de projeção da categoria de pessoa ajudam a distinguir o enunciador e o Dr. Lambada.
III- O local em que se apresenta o perfil do Dr. Zapatta Lambada (linhas 11 a 13) gera estranhamento, já que, normalmente, se reserva tal espaço para identificar com precisão o autor do depoimento.
IV- A alteração na forma e no conteúdo de expressões cristalizadas (détournement) é empregada com finalidade lúdica no trecho em que o Dr. Zapatta Lambada é apresentado.
Destas afirmações são corretas:
fundo_transparente_16x16.png a) I e II, apenas.
Ícone representando resposta correta b) I, II, III e IV.
fundo_transparente_16x16.png c) I e III, apenas.
fundo_transparente_16x16.png d) III e IV, apenas.