Filosofia, perguntado por joaomiguel04, 7 meses atrás

Com base no texto a seguir (e nas demais informações que você tem sobre o assunto), responda às questões.

Eleições presidenciais nos Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos, as eleições presidenciais têm uma particularidade interessante: o presidente não é escolhido pelo voto direto, mas por delegados estaduais que constituem o colégio eleitoral. Cada estado tem um número de delegados nesse colégio, proporcional ao seu número de eleitores. Existem estados com apenas três ou quatro delegados, e outros com vinte ou trinta. Na Califórnia, o estado mais populoso do país, são 55 delegados.

Portanto o presidente, para ser eleito, precisa conquistar a maior parte dos delegados do colégio eleitoral, e não necessariamente o maior número de votos. Na maior parte dos estados, quando um candidato obtém a maioria simples dos votos, ele ganha todos os delegados daquele estado, o que significa que, nos EUA, não importa vencer em mais estados ou conquistar mais eleitores, mas sim obter a maioria dos integrantes do colégio eleitoral. Ao todo, são 538 delegados. Como, na prática, existem apenas dois partidos nos EUA com chance de vencer a eleição, ganha a presidência quem obtiver 270 delegados no colégio eleitoral. Em caso de empate, a Câmara dos Deputados escolhe o presidente.

a) Os Estados Unidos adotam um sistema federalista, em que cada estado tem o direito de determinar como serão as eleições presidenciais: quem pode ou não votar, se haverá voto antecipado, se existe voto pelo correio ou por e-mail, se a urna eletrônica será utilizada ou não, etc. Pensando nisso, pode-se dizer que o presidente dos Estados Unidos é escolhido mais pelos estados do que pelos eleitores individualmente? Explique sua resposta.

b) Em 2012, Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos. Ele obteve 50% dos votos contra 49,1% de Mitt Romney, seu adversário. Isso pode passar a impressão de que se tratou de uma eleição muito acirrada. No entanto, Obama conseguiu 332 delegados no colégio eleitoral, contra 206 de Romney. Considerando o modelo eleitoral dos Estados Unidos, como é possível explicar essa diferença?

c) Nas eleições presidenciais de 2000 nos Estados Unidos, George W. Bush obteve 47,87% dos votos, enquanto seu adversário, Al Gore, conseguiu 48,38%. No entanto Bush foi eleito, com 271 delegados, enquanto Al Gore só teve 267. Considerando uma situação como essa, como você avalia o sistema eleitoral dos EUA? Explique seu ponto de vista.

Soluções para a tarefa

Respondido por alepatoserratti
0

Resposta: tbm preciso

Explicação:

Perguntas interessantes