História, perguntado por Helison22, 1 ano atrás

Com base no texto,(A carestia da vida) o que se pode concluir a respeito das condições de vida dos operários no Ceará durante o ano de 1919 ?

Soluções para a tarefa

Respondido por shirlaynelayne
6
 O presente artigo pretende analisar o tratamento dado por parte da historiografia do movimento operá- rio no Brasil aos movimentos sociais contra a carestia de vida, conduzidos por trabalhadores urbanos nos anos de 1913 e 1917 na cidade do Rio de Janeiro. As lutas contra a carestia foram caracterizadas pela organização de comícios públicos de protesto, voltados contra o elevado custo de vida, e, fundamentalmente, contra o aumento abusivo dos preços dos gêneros alimentícios de primeira necessidade. Apresentaremos alguns trabalhos produzidos por historiadores (as) que se dedicaram, mesmo que de modo indireto, ao entendimento das manifestações sociais contra a carestia.
Respondido por brendaisis
6

O movimento por meio do qual os trabalhadores operários questionavam as condições de vida precárias nas quais viviam e trabalhavam foi intitulada carestia.

A Carestia e os operários

Por meio da análise da historiografia, pode-se identificar que o processo de encarecimento dos preços alimentícios no cenário brasileiro fez com que os trabalhadores reivindicassem seus direitos no ano de 1919. Pode-se inferir, ainda, que diante das péssimas situações em que viviam, poucas medidas assistencialistas eram implementadas pelos Governos vigentes.

Saiba mais sobre os operários brasileiros em: https://brainly.com.br/tarefa/765310

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes