Com base no que você estudou, defina o que é feudalismo.
Soluções para a tarefa
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
Feudalismo era uma maneira de organização social.
Basicamente, o feudalismo se resume entre relações de senhores feudais com servos.
Um feudo era uma estrutura onde o senhor feudal tinha sua residência cercada por plantações e, contratava vassalos (servos) que recebiam como pagamento parte da colheita. Sendo assim, o senhor feudal mantinha a produtividade da sua terra, não empregava ninguém diretamente, não tinha responsabilidades sobre a produtividade e, ainda assim, recebia sua parte da colheita. Em termos mais "modernos", o senhor feudal se resume a uma pessoa que "arrenda" a terra para terceiros. O senhor feudal, cobrava impostos dos vassalos, cobrava pelo uso dos instrumentos disponíveis no feudo (como moinhos, fornalhas, olarias e etc) sem contar com o recebimento da corvéia, que era o nome dado à parte da produção que o vassalo entregava ao dono do feudo. Os servos também pagavam por outras taxas não muito justas. Tinham que, por exemplo, fazer uma contribuição em dinheiro para o senhor feudal, caso este nobre fosse se casar. O casamento seria "financiado" pelas contribuições feitas pelos vassalos.
Os feudos se formaram um pouco afastados dos centros civilizados, devido aos ataques bárbaros que aconteciam com muita freqüência nas proximidades. Assim, esses homens mudaram-se para lugares mais distantes afim de evitar serem atacados pelos bárbaros.
Com o passar do tempo, os reinados perceberam a força dessas sociedades distintas e começaram a se infiltrar nelas, tornando-as ainda mais poderosas e fortificando os alicerces dessas sociedades.
O feudalismo teve sua queda com a chegada da burguesia. Os burgueses eram cidadãos comuns, que se dedicavam ao comércio. Compravam e vendiam mercadorias, sempre buscando baixos preços, enfraquecendo a economia feudal. A monarquia, bem como a Igreja, tinham os burgueses como inimigos natos e passaram a se concentrar na burguesia, deixando os senhores feudais às escuras, deixando-os sem o apoio que lhes era dado.
Resumindo, o feudalismo foi um sistema onde um cidadão nobre ou rico explorava as suas terras usando mão-de-obra sem pagar um salário fixo e, recebia uma espécie de "aluguel" pelo uso de suas terras, bem como a maior parte da colheita e taxas que eram estipuladas por ele mesmo. Mas, isso não caracterizava escravidão, já que os vassalos recebiam também a sua parte, ainda que fosse pequena, e não tinham vínculos ou obrigação de permanecer no feudo.