Com base no quadro acima, A Família de Tarsila do Amaral, escreva um texto refletindo sobre os valores humanos dentro da família e sociedade abordando o direito à vida, à liberdade, à Igualdade, à segurança e à propriedade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parte 1 - A importância da parceria escola-família na formação de valores
COMUNICAÇÃO ESCOLAR
A escola transmite conteúdos enquanto a família ensina valores. Por muito tempo assim eram definidos os papéis de duas das mais importantes instituições da sociedade.
Porém, com tamanhas mudanças nas relações sociais sofridas nos últimos anos e com as novas dinâmicas de composição e de funcionamento das famílias, fica cada vez mais difícil estabelecer os limites que permeiam esta relação, principalmente quando a ética e os valores morais estão no cerne do debate e da preocupação dos brasileiros.
Embora seja um tema polêmico, pais e educadores concordam em um ponto: a escola e a família devem ser parceiras na missão de formar cidadãos de maneira integral, alinhando expectativas e unindo esforços para o aluno seja o maior beneficiado.
Mas, como trabalhar essa corresponsabilidade dentro da escola de forma que ela atue como agente ativo no processo, mas sem se sobrecarregar de incumbências que não estão no seu escopo?
1. A formação de caráter e de valores é da família em primeiro lugar
“Essa divisão de papéis não cabe mais no mundo de hoje. O aluno precisa ser visto como um ser humano integral e todos os que estão envolvidos com ele contribuem com sua formação”, defende Káthia Kobal, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Vital Brazil, de São Paulo.
Para ela, a responsabilidade na formação de caráter e de valores é da família em primeiro lugar, porém, posteriormente, a escola vem para consolidar o que foi ensinado em casa.
Camila Faria Zanetti, coordenadora pedagógica do Colégio Tarsila do Amaral, de Limeira (SP), entende a questão de forma semelhante.
“Toda e qualquer escola de educação básica tem como um de seus principais objetivos o dever de preparar seus alunos para vida, como cidadãos de bem. Mas a escola não faz o papel da família e nem esta faz o papel da escola. É necessário que haja participação mútua entre as partes”, afirma Camila.
Saiba qual a expectativa dos pais em relação à parceria escola-família