Com base no livro “Avaliação da Aprendizagem” de autoria de Pricila Kohls dos Santos e Joelma Guimarães, assinale a alternativa que interpreta corretamente a charge.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ressalta como as provas, muitas vezes, são vistas pelos professores e estudantes ao ser representada como uma ameaça ou um castigo. Nesta perspectiva, não há espaço para o erro como importante instrumento de aprendizagem
Explicação:
Tirei 10 Univesp - Avaliação Educacional e da Aprendizagem
A última alternativa é a que melhor se refere ao sentido da avaliação como instrumento de aprendizagem, vista pelos professores como uma forma de desenvolver o potencial didático em sala de aula.
Dentre as avaliações temos:
- Avaliações diagnósticas;
- Avaliação comparativa;
- Avaliação somativa;
O processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.
Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21611607
As alternativas:
Apresenta uma aproximação com o tipo de avaliação que propõe a todos a mesma “prova” desconsiderando os contextos e individualidades dos estudantes. Julga que todos devem apresentar a mesma resposta. Desta forma, torna-se um processo desigual e injusto.
Ilustra a transmissão de conhecimento. A professora é vista como aquela que é a detentora do saber e transmite o conhecimento, e o aluno, aquele que o recebe passivamente. O conhecimento, especialmente após a avaliação, é descartado pelo aluno, por não fazer parte de sua realidade ou interesses.
Demostra como os professores são cruéis ao elaborar provas que tem caráter punitivo e, muitas vezes, são voltadas para incutir na cabeça dos estudantes as ideologias do professor, tornando o estudante acrítico e passivo. Assim, a imagem incentiva iniciativas de fiscalização de professores em sala de aula, em sintonia com as pesquisas mais atuais na área de avaliação educacional.
Destaca o caráter punitivo e formativo das provas, o que, como as pesquisas mais atuais tem demostrado amplamente, é desejável, pois promove uma aprendizagem efetiva baseada no mecanismo behaviorista de punição e recompensa.
Ressalta como as provas, muitas vezes, são vistas pelos professores e estudantes ao ser representada como uma ameaça ou um castigo. Nesta perspectiva, não há espaço para o erro como importante instrumento de aprendizagem. (Correto)