Com base no gráfico a seguir, calcular o valor da constante de equilíbrio para a reação:
Soluções para a tarefa
Constante de Equilíbrio:
Kc = ([Concentração de Produtos]^Ordem)/([Concentração de Reagentes]^Ordem)
Ordem Produtos = 2 + 2 (soma dos coeficientes estequiométricos)
Ordem Reagentes = 1 + 1 (soma dos coeficientes estequiométricos)
Portanto:
Kc = (3^4)/(2^2) = 20,25 = 20,3 Resposta B :)
Resposta:
Letra B) 20,3
Explicação:
Antes de começarmos a montar de fato a equação devemos nos atentar aos dados mostrados no exercício. Fazendo uma analise de todos os dados, perceberemos que :
Equilíbrio químico pode ser Kc ou Kp, mas como no gráfico ele nos deu em mol por tempo então é Kc, pois o Kc que engloba mol, já o Kp engloba pressão.
Segunda coisa que devemos saber é quem é o reagente e produto, no caso
A + B ⇄ 2X + 2Y ( A + B são os reagentes) & ( 2X + 2Y são os produtos)
Depois desta analise iremos analisar um fator decisivo para a equação que é o gráfico, em alguns momentos podemos nos atrapalhar na analise, mas veja bem se vc perceber os reagentes atingem equilíbrio químico quando estão em 3 mol's ( Como eu sei isto ? Bom, geralmente quando a linha dos produtos e reagentes aparecem reta como a do gráfico é porque a reação conseguiu atingir seu equilíbrio químico). Já os reagentes, chegam a aproximadamente dois. Logo, após estás conclusões, jogaremos na formula e acharemos a resposta.
Lembrando que a formula do Kc é = teremos :
Kc = -> Todas essas conclusões foram com bases no texto, caso esteja com duvida do porque eu peguei duas vezes o 3 e duas vezes o 2 é simples, pois como são dois reagentes e dois produtos, cada um precisa de um valor para ser preenchido tipo A com um valor e B com outro (Espero que está parte não tenha ficado muito confusa)
ps: Espero que não tenha ficado muito confuso a explicação. Tenham um excelente estudo :)