Filosofia, perguntado por eugabifofagg, 5 meses atrás

Com base no exposto e em seus conhecimentos a respeito da história da educação no Brasil, avalie as afirmações a seguir:
I. Nas grandes capitais, a educação foi direcionada aos filhos de fazendeiros, senhores de engenho e também de funcionários do estado. O número de frequentadores das escolas re­presentou um quinto da população de homens livres.
II. Mesmo entre as famílias de elite agrária não exis­tia um interesse em formar os filhos, a herança das terras e as práticas das lavouras eram marcadas por relações brutas aprendidas na lida com o trabalho, não nos estabelecimentos de ensino.
III. Com a saída dos Jesuítas, a educação se tornou mais democrática, assim as meninas também tiveram oportunidades iguais de estar em sala de aula.
IV. Devido a característica desse período estar voltada para o trabalho manual e na lavoura, mesmo quem conseguia se formar não tinha prestígio social algum. E isso gerava uma desvalorização do ensino.​

Soluções para a tarefa

Respondido por 1Hope
1

Resposta:

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Explicação:

Nas grandes capitais, a educação foi direcionada aos filhos de fazendeiros, senhores de engenho e também de funcionários do estado. O número de frequentadores das escolas representou um quinto da população de homens livres.

Mesmo entre as famílias de elite agrária não existia um interesse em formar os filhos, a herança das terras e as práticas das lavouras eram marcadas por relações brutas aprendidas na lida com o trabalho, não nos estabelecimentos de ensino.

As meninas não tinham acesso à educação, eram raros os casos, entre elas, de quem conseguia o acesso a alfabetização.

Os poucos que conseguiam se formar tinham posição social de privilégio, e mais ainda, os que conseguiam ingressar em uma universidade europeia.

Perguntas interessantes