Com base no estudo sobre PESQUISA podemos afirmar que principalmente, enquanto um princípio:
(1) Científico
(2) Educativo
( ) Busca uma resposta para uma questão através de um processo investigativo.
( ) É uma atividade específica da ciência para obter conhecimento.
( ) Envolve o saber pensar, aprender a aprender e saber avaliar.
( ) Exige uma atitude cotidiana que alimente uma discussão na busca de conhecer mais e melhor.
( ) Se desenvolve através de procedimentos sistemáticos, quando não dispomos de informação suficiente para responder a um problema.
Soluções para a tarefa
(1) Busca uma resposta para uma questão através de um processo investigativo.
O processo investigativo é fundamental a ciência, começa pela observação do objeto de estudo, seguido pela geração de perguntas que podem ser respondidas por hipóteses deverão estar baseadas em diversas informações já conhecidas e, para tal, uma boa pesquisa é imprescindível. Estas suposições devem ser testáveis e, a partir delas, são feitas deduções, que prevêem o que pode acontecer se a hipótese estiver correta. Assim, testes experimentais e/ou novas observações são feitas para testar as hipóteses e averiguar se as deduções podem ser confirmadas ou refutadas.
(2) É uma atividade específica da ciência para obter conhecimento.
Sim, a educação é o processo pelo qual o conhecimento científico é ensinado aos alunos.
(2) Envolve o saber pensar, aprender a aprender e saber avaliar.
Embora o processo cientifico também exija essas competências, ele vai além, é necessário analisar e propor hipóteses para explicar perguntas, portanto, as competências listadas estão mais relacionadas ao processo educativo.
(1) Exige uma atitude cotidiana que alimente uma discussão na busca de conhecer mais e melhor.
O processo educativo também exige uma necessidade de expansão dos horizontes de conhecimento, mas para o científico, com a necessidade de responder as perguntas e formular hipóteses, é fundamental que se conheça cada vez melhor o objeto de estudo.
(1) Se desenvolve através de procedimentos sistemáticos, quando não dispomos de informação suficiente para responder a um problema.
Se refere ao método científico, que é um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes.