Física, perguntado por alquimedsonmac, 1 ano atrás

COM BASE NO CONCEITO DE RESSONÂNCIA , COMO SE EXPLICA A QUEBRA DE UMA TAÇA DE CRISTAL COM UMA NOTA MUSICAL INTENSA ? E A QUEDA DE UM EDIFICIO POR CAUSA DE
UM TERREMOTO ?

Soluções para a tarefa

Respondido por FabricioMrF
58
Tudo esta em movimento, assim como a taça esta em movimento ,quando una nota atinge a vibração em que a taça esta a mesma se quebra , o mesmo com o prédio quando o tremor atinge a mesma vibração que o prédio ele desaba.
Respondido por almazzorani
20
Bom dia!

O fenômeno de ressonância pode ser melhor entendido com a analogia do balanço: quando se embala alguém num balanço e se deseja que a pessoa vá cada vez mais alto, a cada ciclo do balanço (cada vez que ele volta), a pessoa é impulsionada e ganha mais velocidade. 
O que acontece na ressonância é exatamente isso: o objeto em questão (taça, prédio, ponte) tem o que é chamado frequência natural de oscilação. Quando energia externa (no caso do balanço, a energia externa é a pessoa que embala) é introduzida no sistema (que, nesse caso, é o balanço), a cada ciclo (a cada vai-e-vem) a amplitude do sistema aumenta (a pessoa vai mais alto no balanço).
Em resumo, ressonância é o aumento da amplitude da vibração de um sistema qualquer. 
Quando analisamos esse fenômeno em estruturas físicas, como prédios e taças, temos de levar em conta vários quesitos estruturais, como deformação máxima suportada, rigidez da estrutura etc. Quando a amplitude da vibração é muito alta (quando muita energia é introduzida no sistema), pode ser que leve a estrutura a um colapso. É o que acontece no caso da taça exposta a uma nota muito extensa e a um edifício quando experimenta um terremoto de larga escala: a energia introduzida em cada caso é maior que a suportada, levando o objeto ao colapso.
Um caso que é bem conhecido é o da Ponte de Takoma, que sugiro que pesquise no YouTube para ver a influência do vento numa ponte suspensa.
Nesse caso, da mesma forma como para a taça ou o edifício, o vento soprava numa frequência próxima à frequência natural de oscilação da ponte, o que levou a uma grande quantidade de energia introduzida nela e esta acabou colapsando.

Abraço!
Perguntas interessantes