Com base nesse texto, o papel dos Jesuítas ao lado da Coroa portuguesa era de
a)apoiar e colaborar com o processo de colonização.
b)elaborar políticas para a atuação indígena no governo.
c)incentivar a defesa da cultura indígena.
d)reforçar a diversidade cultural na colonização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
Caso você não tenha nenhum conhecimento prévio sobre o assunto, isso fica bem claro no trecho "[...] [os jesuítas] Defenderam os interesses da coroa e da igreja [...]".
Um dos objetivos do colonialismo era expandir a fé cristã, o que significava arrecadar dinheiro para a Igreja e, consequentemente, para o Estado. Nesse sentido, os jesuítas era uma das Compahias criadas com o objetivo de catequisar os nativos das novas terras para atingirem seus objetivos econômicos justificados pela religião.
Os jesuítas tinha como função apoiar e colaborar com o processo de colonização. ( alternativa a)
Os jesuítas tinha o intuito de catequisar os índios nos fundamentos cristã, ou seja, preceito religiosos. Tinha como base a mentalidade medieval que regia os preceitos de Portugal.
Para expandir o cristianismo para o “Novo Mundo” e facilitar a colonização portuguesa, os jesuítas conseguiram assimilar e compreender a língua nativas, porém, para facilitar sua missão, optaram pela formação de um novo idioma, que passou a ser largamente usado em quase todo o território colonial brasileiro.
O idioma que foi tomado como base para a formação da nova língua foi o Tupi. Esse dialeto era usado pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil.
Após essa formulação de idioma, ocorreu um maior entendimento da organização social dos índios e, por conseguinte, facilitou a ação de conversão operada pelos jesuítas e também o processo de colonização.
Para mais informações, acesse:
Influências dos portugueses em nossa língua: brainly.com.br/tarefa/19603018