Com base nesse texto, a Revolução Francesa foi um modelo econômico que favoreceu setores das elites. Um ponto de partida para a unificação de povos na atualidade. Uma base para modelos governamentais totalitários europeus ao longo do tempo. Uma disseminação de ideais que favoreceram as elites agrárias ao longo do tempo. Uma inspiração para governos populares no ocidente ao longo do tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
uma inspiração para governos populares no ocidente ao longo do tempo.
Explicação:
Eu não tenho certeza de nada e estou aqui apenas para dar minha resposta e porque a considero mais correta.
Todas as outas opções que não essa e "um ponto de partida para a unificação de povos na atualidade." Não fazem qualquer sentido, e por mais que eu até concorde que isso não seja uma afirmação falsa e que de fato pode ser a certa, uma vez que após esse evento muitos outros povos tenderam a democracia criando algo em comum entre eles.
Ainda assim, não posso toma-la como correta, pois, em primeiro lugar, anteriormente a revolução os povos ja tendiam a um governo semelhante, pautado em monarquias, impérios e similares, então os povos não tornaram-se de fato mais parecidos, além disso eu não vejo correlação entre união num sentido de internacionalidade com a Revolução Francesa, se fosse com a revolução industrial, em especial a 3ª, a coisa seria diferente.
Em segundo lugar, e mais importante, porque o enunciado diz "Com base nesse texto", ele não fala diretamente sobre unificação, ele fala apenas sobre democracia e liberdade.
Indiretamente poderia se interpretar unificação como a questão do "...em que (pelo menos em tese) todos são considerados iguais perante a lei", mas eu particularmente não sinto tanto que esse trecho represente bem a unificação dos povos, ele novamente traz ideia de semelhança, mas eu ainda sinto que falta algo.
Sendo assim eu acredito que seja a inspiração a governos populares, uma vez que a democracia diretamente citada no texto, é um grande incentivo ao populismo, uma vez que para ser eleito os políticos precisam de apoio do povo e mesmo deixando a práxis politica de lado, mesmo idealmente, se o governo é do povo, então ele é mais popular, ele tende a beneficiar o povo, independentemente do modelo de governo.
LETRA D. A partir do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é que a Revolução Francesa se deu.
A Revolução Francesa surgiu como resposta a um absolutismo e aos privilégios do rei soberano Luís XVI, detentor de todo o poder estatal.
Assim, burgueses e população civil se aliaram para lutar em favor da liberdade e de maior participação política, econômica e social.
Com isso, o motim para o prosseguimento da Revolução Francesa foi o episódio da queda da Bastilha, que a culminou em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).
Na primeira fase, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada e entrou em vigor para assegurar os direitos do povo e da burguesia.
Lutando contra a Revolução, tanto o clero (primeiro estado) quanto a nobreza (terceiro estado) tentaram impedi-la, mas em vão, pois a ideia de luta e mudança já estava na cabeça do povo.
Com isso, as classes mais altas perderam seu prestígio, fim do absolutismo e do feudalismo na França, inspiração para novas manifestações, separação dos poderes estatais.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2655336
até hoje, em várias constituições, de vários países têm-se essa ideologia da revolução francesa.