Com base nessa discussão, leia atentamente as seguintes afirmações: i. Habilidades como pensamento analítico e inovação, criatividade, originalidade e iniciativa vão ao encontro das habilidades que harari (2018) considera importantes para acompanhar o mundo. Ii. Inteligência emocional é uma habilidade que nada tem a ver com a capacidade de lidar com as mudanças, aprender coisas novas e preservar o equilíbrio mental diante de situação novas. Iii. Capacidades específicas e conhecimentos aprofundados em uma única área são de extrema valia para acompanhar as mudanças do futuro, de acordo com harari (2018)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
i Apenas
Explicação:
“A mudança é a única constante”
Um dos melhores capítulos de 21 lições para o século 21 é, sem dúvida, aquele no qual Yuval Noah Harari aborda o futuro da educação. Em um mundo que muda quase diariamente e que novas oportunidades e desafios surgem todos os dias, o autor levanta a pergunta:
“Como podemos nos preparar e a nossos filhos para um mundo repleto de transformações sem precedentes e de incertezas tão radicais?”
Mal podemos ter certeza de como o mundo estará daqui a um ano, como podemos nos preparar para o mundo em 2050?
Alguns especialistas defendem que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 ainda nem existem.
Como se preparar para esse mundo? Por séculos, informação era algo escasso. Por muito tempo, livros eram objetos permitidos apenas àqueles com posições sociais mais privilegiadas. Hoje, a realidade é justamente o contrário. Ao invés de escassez, possuímos uma abundância de informação. Somos bombardeados por novos estímulos a cada segundo, o que faz com que muitas vezes não consigamos focar no que realmente importa.
Os 4 C’s que irão orientar o Futuro da Educação, segundo Yuval Harari
Para Harari, nessa nova conjuntura, a última coisa que professores precisam fazer é prover informações aos seus alunos. Praticamente toda informação já está disponível e a apenas poucos cliques de distância. Harari aposta que o futuro da educação está relacionado à combinatividade entre elementos:
“(…) as pessoas precisam de capacidade para extrair um sentido da informação, perceber a diferença entre o que é importante e o que não é, e acima de tudo combinar os muitos fragmentos de informação num amplo quadro do mundo”.
Segundo Harari, também não faz sentido ensinarmos aos alunos conjuntos específicos de habilidades, como fazemos hoje, justamente porque não sabemos quais habilidades serão necessárias no futuro. Ao invés disso, as instituições de ensino deveriam focar em ensinar os 4 C’s:
Pensamento Crítico
Comunicação
Colaboração
Criatividade
Assim, ao invés de ensinar um set específico de habilidades que em poucos anos podem estar ultrapassadas, Yuval Noah Harari propõe que os alunos aprendam habilidades que possam se aplicar a diferentes contextos, sendo capazes de lidar com as constantes mudanças que estão por vir.
Ao invés de simplesmente receber informações, os alunos devem, sobretudo, estar preparados para a mudança. Esse é o futuro da educação.