Com base nas propriedades de coesão e tensão superficial, explique como alguns insetos conseguem pousar na água.
Os carboidratos são as principais fontes de energia dos seres vivos. Eles são classificados em: monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo. Monte uma tabela explicando essa classificação: função e alimentos representativos.
Os lipídios são conhecidos como gorduras e óleos. embora sejam essenciais ao organismo, seu consumo deve ser moderado. Monte um mapa mental com a classificação, função no organismo e tipos de lipídios.
Os nutrientes citados acima, formam a base molecular do nosso organismo e desempenham diversas funções. Tanto a falta quanto o excesso desses nutrientes, podem desencadear algumas doenças. Faça uma pesquisa relacionando doenças, tais como hipertensão, diabetes, colesterol e obesidade com hábitos não saudáveis de alimentação.
As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Elas têm diferentes funções no corpo dos seres vivos. Explique: A) função estrutural; B) função hormonal; C) função de defesa; D) função enzimática.
A água é essencial à vida na Terra. Ela participa de várias reações que ocorrem nos organismos vivos, como transporte de substâncias e a eliminação de resíduos. Com base nos seus conhecimentos e na vídeo aula, responda as questões: A) esquematize a estrutura da molécula de água ou monte com material reciclado que tenha em casa. Em seguida, faça um vídeo explicando a união do hidrogênio e oxigênio, por meio de ligação química. B) explique a polaridade da molécula de água. C) explique a frase: " A água é considerado um solvente universal" *
Os ácidos nucleicos são considerados a molécula da vida. São eles: DNA e RNA. Monte uma tabela diferenciando estruturalmente e funcionalmente essas duas moléculas. Em seguida, explique porque são consideradas moléculas da vida.
Faça um mapa conceitual sobre vitaminas, explicando os tipos, função, doenças pela carência ou excesso e quais alimentos podem ser encontrados.
Descreva o transporte de água e sais minerais nas plantas de acordo com a propiedade da capilaridade da água.
Explique bicamada da membrana plasmática, diferenciando as regiões hidrofóbica e hidrofílica. E explique como os ursos polares utilizam o lipídio para manutenção da temperatura corporal e sobrevivência na região polar.
Soluções para a tarefa
A tensão superficial, fenômeno que acontece na superfície da água e outros líquidos havendo a formação de uma fina película, permite que alguns insetos pousem e até caminhem sobre a água.
Monossacarídeos: mais simples dos carboidratos, tem só uma molécula de açúcar. Exemplos: glicose, galactose, frutose.
Dissacarídeos: formados por 02 moléculas de monossacarídeos. Exemplos: sacarose (Frutose + Glicose), Lactose (Galactose + Glicose), Maltose (Glicose + Glicose).
Polissacarídeos: formados por mais de dez monossacarídeos.
Os lipídios tratam-se de compostos químicos orgânicos, que acontecem nos seres vivos. Possuem variadas composições, permitindo uma vasta diversidade de funções biológicas. São insolúveis em água. Composição: hidrogênio, carbono e oxigênio (podem conter fósforo, nitrogênio e enxofre).
Diabetes trata-se de uma doença provocada pela má absorção (ou produção insuficiente) de insulina, responsável por regular a glicose no sangue.
Proteínas:
Função Estrutural : são os constituintes básicos dos dentes, ossos, fibras musculares, cabelo e pele.
Função Hormonal: a insulina, por exemplo, controla os níveis de glicose no sangue.
Função de Defesa: as gamaglobulinas, presentes no plasma sanguíneo, são uma classe de proteínas. Entre elas temos as imunoglobulinas, que contribuem para a prevenção de infecções e doenças, assim como para o seu combate.
Função Enzimática: as enzimas fazem a catalisação das reações bioquímicas.
Espero ter ajudado!