Com base nas leituras propostas para este ciclo de estudos, escolha um/a jogo/brincadeira que não esteja indicado/a na Unidade 3 do Caderno de Referência de Conteúdo "Jogos e Brincadeiras I" e descreva-o/a nas três dimensões do conteúdo. O exemplo indicado na página 105 com o jogo Amarelinha nos apresenta uma proposta de trabalho nas três dimensões:
• Conceitual: qual sua origem? Como podemos modificá-lo?
• Procedimental: praticar o jogo original. Experimentar as propostas de alterações que forem surgindo.
• Atitudinal: há colaboração durante o jogo amarelinha? De qual tipo? Podemos jogar com outras pessoas? Como ajudar para que o jogo se realize? E, se houver alguma criança com deficiência visual, como incluí-la? (COLPAS; RANGEL,
Em sua resposta você deve indicar quantas aulas seriam necessárias para desenvolver o/a jogo/brincadeira selecionada em suas três dimensões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
No caso podemos afirmar que o jogo de amarelinha é basteante antigo, remontando o século 17 na França;
Nesse sentido, poderá ser jogado com outras pessoas, em espécie de competição para ver quem chega primeiro ao final do jogo.
É um jogo bastante democrático, que permite múltiplas possibilidades e a participação de todos.
As crianças com deficiência visual também poderão ser incluídas, com o auxílio de outras crianças ela poderá pular as casas.
Além disso, poderá ser desenvolvido junto com ela a coordenação motora.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes