Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que (A) o Cs é um elemento químico radioativo e, devido a essa característica química, a molécula de NaCs não se formaria sem esse modo inovador (L.2), que estabiliza o decaimento. (B) o raio atômico do Na é maior que o do Cs, portanto, a sua energia de ionização também é maior. O esbarrão (L.3) entre os átomos retira um elétron do Na, permitindo a ligação. (C) o terceiro laser (L.8) usado no experimento serviu para retirar um nêutron do Cs, tornando‐o um cátion e possibilitando a reação com o Na. (D) na natureza, com esses elementos se esbarrando por acaso (L.10‐11), a tendência seria formar CsNa, e não NaCs, justificando o caráter inovador do experimento. (E) o Cs e o Na não formariam uma molécula espontaneamente (L.11‐12), uma vez que ambos têm grande tendência a formarem cátions e ligações iônicas.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a (E), o Cs e o Na não formariam uma molécula espontaneamente (L.11‐12), uma vez que ambos têm grande tendência a formarem cátions e ligações iônicas.
É preciso analisar a tabela periódica fornecida, considerando que o Na e o Cs são pertencentes ao grupo 1, dessa forma, são classificados como metais alcalinos.
Além disso, é preciso destacar a apresentação de um elétron na camada de valência. Devido a esse fato, não irão então formar moléculas de forma espontânea, visto que os dois possuem uma grande tendência para que ocorra a constituição de cátions e de ligação iônica.
Bons estudos!
Como os vemos na Tabela Periódica fornecida, Na e
Cs pertencem ao grupo 1, portanto são metais
alcalinos.
Apresentam um elétron na camada de valência,
logo não formam moléculas espontaneamente,
uma vez que ambos têm grande tendência para
formarem cátions e ligação iônica.
Resposta: E