Com base nas informações acima, observe as figuras e descreva, de
forma resumida, as seguintes perguntas:
A) Por que as mitocôndrias têm tanto uma membrana externa quanto uma
interna (Figura A)? Como é denominada essa teoria?
B) Qual das duas membranas mitocondriais deveria ser em termos
evolucionários, derivada a partir da membrana celular da célula
eucariótica ancestral (Figura A)?
SLOVE
ESGARROFERRERO
C) Na micrografia eletrônica (Figura B) de uma mitocôndria, identifique o
espaco que contem o DNA mitocondrialisto é, o espaço que corresponde
ao citosol da bactéria que foi internalizada pela célula eucariótica
ancestral mostrada na Figura A
Soluções para a tarefa
Resposta:As mitocôndrias têm tanto uma membrana externa como uma interna porque, durante o processo evolutivo, células eucarióticas primitivas teriam englobado bactérias de vida livre (aeróbias) que escaparam da digestão. Assim, essas bactérias evoluíram em simbiose com a célula maior. Durante esse processo de englobamento, a membrana plasmática da célula eucariótica teria englobado a bactéria e se desprendido, formando a membrana externa da mitocôndria. A membrana interna preserva algumas características morfológicas e químicas, comuns com a membrana plasmática das bactérias; dessa forma, ela corresponderia à membrana da própria bactéria. Essa teoria evolutiva é denominada endossimbionte.
B) A membrana externa da mitocôndria teria derivado a partir da membrana celular da célula eucariótica ancestral.
C)
Explicação:
A) Uma célula ancestral heterotrófica e anaeróbica, fagocitou uma célula procarionte (mitocôndria) ancestral heterotrófica e aeróbica. Passaram a viver em simbiose e com isso permaneceu a membrana da célula ancestral e a membrana da célula procarionte. A Teoria é a Endossimbiose.
B) A membrana externa é da célula eucariótica que fez a fagocitose e a membrana interna é da célula procarionte que sofreu a fagocitose
c) O citosol junto com outras substâncias, é o líquido que preenche o espaço entre a membrana plasmática e a matriz mitocondrial.
Teoria da Endossimbiose
Endossimbiose é quando um organismo vive dentro de outro e ocorre uma troca mútua de benefícios, ou seja, ambos os organismos estão sendo beneficiados. Dizemos que é uma relação harmônica mutualística.
As mitocôndrias no passado eram um organismo de vida livre, eram procariontes (porque não possuíam organelas), heterotróficos (porque eles não sintetizavam o seu próprio alimento) e aeróbicos (porque necessitavam do gás oxigênio para a produção de energia).
Esses organismos foram englobados por uma célula maior, uma célula que estava se transformando em uma célula eucariótica, mas por algum processo evolutivo muito importante, estas células englobadas passaram a receber proteção da célula grande, enquanto que a célula grande recebeu um aporte de energia muito mais eficiente, por isso passaram a viver em simbiose.
Saiba mais sobre endossimbiose em: https://brainly.com.br/tarefa/14100563
#SPJ2