- Com base nas imagens acima, descreva como era a cidade do Rio de Janeiro no começo do século
XX e compare com o cotidiano do começo do século XXI, nossa época.
urgenteee é de história marquei errado
Soluções para a tarefa
Resposta:
No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava sérios problemas sociais. Epidemias de doenças como a febre amarela assolavam os cortiços imundos da região central. O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene. Em 1901, foi concluída a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, após um século e meio de obras. Em 21 de julho de 1902, Oscar Cox fundou o Fluminense Football Club, numa sede localizada no número 51 da Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo[2]. No mesmo ano, as linhas de bonde da cidade chegaram ao bairro de Ipanema[3].
Explicação:
A diferença entre o Rio de Janeiro do Século XX e o cotidiano do século XXI, é que mostra a beleza das construções do estilo colonial aliado a natureza bruta que se mostrava.
Vamos aos dados/resoluções;
Quando a Família Real Portuguesa adentrou o Brasil em 1808, o príncipe regente de Portugal naquela época (Sendo esse o D.João VI) acabou realizando diversas modificações na cidade para que toda a corte de cunho português pudesse observar suas novas melhorias.
E nesse período pode-se observar tanto as desigualdades sociais através da arquitetura, como do estilo sociais dos imigrantes e ex-escravos perante a toda corte e nesse Rio de Janeiro atual (XXI) não mudou muita coisa em relação a toda esse distanciamento.
O que realmente mudou foi a expansão de pessoas que não teriam onde morar e foram morar nos morros, fazendo com que esse abismo econômico e social aumentasse de forma absurda, transformando em uma grande crise sanitária e humanitária.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/13513819
espero ter ajudado nos estudos e bebam água:)