Com base nas duas tabelas acima é possível afirmar que:
a) A USP é uma boa representação da distribuição racial da população brasileira
b) O acesso ao ensino superior não se relaciona com desigualdade de raça
c) existe uma relação de grande desigualdade entre a distribuição de raças no Brasil e o acesso ao ensino superior público, como mostram os dados da USP
d) existe pouca relação entre a desigualdade de raças e o acesso ao ensino superior, tendo em vista que a diferença entre a população branca e preta está dentro da média de representação nos dois quadros
e) a população preta vem diminuindo (tabela 2), o que explica o pouco percentual de negros na USP (tabela 1)
Soluções para a tarefa
Resposta: Acredito que seja a letra A
foi oque eu coloquei!!!!
Explicação: espero ter ajudado
As tabelas apresentam a relação entre a educação a desigualdade racial existente no Brasil. Principalmente no ensino superior a desigualdade racial é mais gritante. com este quadro a resposta correta é a letra c)
No ano de 2010 foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial. Nele existem, entre outras políticas, a "adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa". O sistema de cotas raciais é uma medida de política afirmativa, pois o Estado reconhece a desigualdade estrutural nas relações raciais brasileiras, propondo medidas para atenuá-las.
Outro fator importante é a autodeclaração racial. Segundo o Estatuto os próprios indivíduos tem o direito a se declarar (negro, pardo, branco, indígena). Em algumas universidades públicas, como a USP, foram criados comitês para analisar possíveis irregularidades, pois muitos alunos de pele branca conseguiam suas vagas autodeclarando-se negros.
Neste link tem a definição de racismo: https://brainly.com.br/tarefa/12489026