Com base nas discussões realizadas em sala de aula,analise a afirmação do quadro a baixo e registre sua análise:
Em diferentes países europeus atuais,muitos de seus habitantes querem ver a si mesmos como herdeiros da civilização grega...
Soluções para a tarefa
Podemos dizer que praticamente livros de Historia praticamente começam na Antiguidade clássica, cuja primeira civilização considerada “GRANDE” é a pertencente à região do que hoje é a Grecia.
Alguns materiais falam de Egito, persas, hebreus e povos hídricos mas a atenção dada (o nº de paginas) é bem pequena. Isso confirma essa idéia de que a civilização da região da Grécia seria o berço do Ocidente, com seus valores, idéias, filosofia, conhecimentos, política, reflexões, etc. Isso quer dizer que de visões criadas nesses topicos la trás apenas se desenvolveram, evoluíram.
Mas pensar esses pontos é reconhecer que o povo da Grécia não é tão puro assim. Não apenas os gregos, mas inúmeros povos do mediterrâneo viviam não apenas em seus territórios, mas em toda região do Mar Mediterraneo, trocando produtos, valores, culturas e levando a novas percepções, como podemos pensar o caso de produtos que poderiam ser obtidos o ano todo com determinados povos , levando – os a questionar as vontades dos Deuses na obtenção de produtos.
A própria filosofia teria surgido dessa serie de conhecimentos e percepções que os gregos foram tendo com os outros povos, povos que consideravam a historia como forma de escolher seus lideres (dinastias), modos de pensar a terra e a divisão dela (matemática), necessidade de contar tempo, as trocas com os diferentes povos. Observar a explicação da origem da filosofia, do porque ela ocorre nos gregos torna de fácil percepção essas inúmeras presenças.
Assim, falar de gregos é falar de inúmeros povos que habitaram a região do mediterrâneo e que do encontro entre eles, o modo de pensar se transformava.
Alem do mais, não esqueçamos que embora consideremos Grécia ainda, o Império Macedonico dominou a região da Grécia levando e trazendo cultura até onde seu exercito ia (na Ásia) o que permitiu uma vasta circulação dentro de todo esse território, de maneira que só dessa maneira muito da filosofia e das próprias idéias acontecessem