Pedagogia, perguntado por tamiresmileide1999, 1 ano atrás

Com base nas aulas 7 e 8 leia com atenção e responda:

Ao analisarmos a obra de Darcy Ribeiro, “América Latina: a pátria grande”, o autor, sob a égide da questão “A América Latina existe?”, justifica logo no início da obra, que não há dúvida de que sim, “existe uma América Latina”, “mas é sempre bom aprofundar o significado dessa existência” (RIBEIRO, 1986, p. 11).

Assim é necessário analisarmos a arte contemporânea da América Latina e tudo que envolve o ensino das artes. A educação em Artes Visuais na formação de docentes de artes e o contexto de sua atuação na educação básica. Há uma hegemonia eurocêntrica que não vincula imediatamente significado e conhecimento das realidades – social, política, cultural, artística da realidade latino americana. Desse modo os docentes e estudantes dos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música conclui que muito se sabe sobre as manifestações artísticas europeias e pouco se sabe sobre as manifestações latinas americanas e brasileiras.



Joaquín Torres Garcia coloca explora outras possibilidades do pensamento estético para o Sul/Sur. Ao inverter o mapa subverte e propõe novas formas de repensar todo processo histórico da formação dos países da América do Sul, ou seja, identificar o imperialismo e refletir sobre a epistemologia decolonial.



A partir do texto apresentado, redija um texto dissertativo sobre as características da arte contemporânea existente na obra de “Joaquín Torres“ Abordando os seguintes aspectos:



a) Materialidade e linguagem;

b) Conceito de arte na contemporaneidade;

c) Conceito de decolonial.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

Inicialmente, notamos que a arte contemporânea pode ser entendida como é uma tendência que tem base no pós-modernismo.

Deste modo, ela está diretamente ligada a sociedade a qual vivemos, bem como as relações do homem, linguagens, comunicações apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, produzindo cultura subjetiva sobre obras atuais. 

Atualmente vivemos uma era de imediatismo devido as informações dinâmicas e constantes que nos são passadas através dos recursos tecnológicos, o que aumenta o cinismo, o individualismo, a competitividade e a necessidade de soberania, fatos comuns no capitalismo e na globalização.


silvamatias54: você pode me ajudar
silvamatias54: as perguntas estão lá no meu perfil
Respondido por wallisonleal11
0

Resposta:

Logo no início, percebemos que a arte atualmente pode ser compreendida como uma forma de convergência tem sua base no pós- modernismo.

Desta maneira, ela está de maneira direta interligada a sociedade contemporânea, da mesma forma a interação dos homens, através da linguagem, e outras formas de comunicação ou artes inovadoras, produzindo cultura com suas atuais obras.

Nossos dias atuais são tempos de imediatismo, tudo para agora, por conta das informações transmitidas de maneira rápida e frequentes que nos são ofertadas por meio de recursos tecnológicos, o que multiplica a audácia, o eu individual, a  competição e a necessidade de ser soberano, fatos corriqueiros  no capitalismo e em um mundo globalizado.

Perguntas interessantes