Com base nas anotações que você fez na canção escolhida para ser parodiada, construa seu texto em seu caderno. Antes, preste atenção às seguintes orientações:
- Organize seu texto com a mesma quantidade de estrofes da canção original.
- Mantenha rimas iguais ou parecidas.
- Produza versos com tamanho semelhante aos versos originals para manter um ritmo parecido entre as canções. Utilize os sinais de pontuação adequados para concluir os versos.
- Observe a grafia das palavras. Se tiver dificuldades em escrever alguma palavra, use o dicionário ou pesquise em outras fontes, para
esclarecer sua dúvida.
- Sempre que puder, ou que achar necessário, releia o seu texto e faça as alterações que você julgar.
- CANTE sua paródia, para confirmar que dá certo, comparando-a com a canção original.
- Mostre-a para alguém, aceite sugestões.
- Ao final, escreva-a no formulário. Se houver necessidade, pode
alterar, pois o formulário é EDITÁVEL.
Após ter lido as orientações acima, escreva sua paródia - versão final - nas linhas abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Buscamos na linguagem uma forma de interação social, procurando atingir por meio do “outro” nossos propósitos, nossas intenções. Dessa forma, tendo em vista um fim específico, a enunciação pode se pender para a informação, para a instrução, para o entretenimento, para a exposição de um dado importante, enfim. Nesse ínterim, um aspecto de relevante importância se faz demarcado, isto é, a forma que o emissor nos repassa aquilo que pretende, podendo ser de uma maneira mais objetiva, precisa, imparcial, mas podendo ser também de um modo mais subjetivo, mais pessoal, prevalecendo uma intenção voltada para uma multiplicidade de interpretações acerca daquilo que é dito e/ou escrito.
Apoderando-se dessa circunstância, notamos que por haver um envolvimento mais significativo entre o emissor e o receptor, emerge dessa situação um clima de nostalgia, conduzindo o destinatário à fruição, ao sentimentalismo, ao despertar de emoções diversas. Estamos nos referindo, pois, ao que denominamos de texto poético, no qual, obviamente, prevalece a função poética da linguagem. Nessa modalidade não há como negar que distintos são os recursos linguísticos ora materializados, o que traduz, em se tratando do poema, a estética desses tipos de textos.