Com base na teoria moderna da evolução, explique a resistência dessas bactérias aos antibióticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os antibióticos são compostos químicos de origem natural ou sintética (medicamentos), que atuam na falência de agentes patogênicos ao ser humano, ou também resultando na inibição do desenvolvimento dos mesmos, agindo seletivamente na população de micro-organismos, como por exemplo, das bactérias.
Contudo, algumas espécies podem manifestar resistência aos antimicrobianos, ocorrendo normalmente através de mutações que proporcionam a síntese de enzimas capazes de conferir a inativação de tais substâncias.
Essa tolerância, com princípio genético, se estabiliza a medida com que as alterações gênicas vão surgindo em benefício à sobrevivência e manutenção de uma linhagem bacteriana.
Nas bactérias, os genes que conferem resistência aos antibióticos encontram-se geralmente em pequenos filamentos de DNA extracromossômico (os plasmídeos), transferidos de um organismo ao outro (mesmo de espécies diferentes), durante a conjugação.
De geração em geração, essa característica é então repassada, proporcionalmente aumentando o número de bactérias que a possui, e reduzindo a concentração dos organismos não portadores desse incremento adaptativo.
Quando um processo infeccioso acomete o ser humano, e este faz uso de antibióticos, o potencial medicamentoso age sobre a parede celular do agente etiológico (das bactérias), eliminando as formas sensíveis (não resistentes).
Erroneamente dizemos que após um tratamento ineficaz, o processo infeccioso ainda persiste ou mesmo se intensifica. Isso ocorre por diversos fatores, na maioria dos casos por inobservância do indivíduo medicado quanto à periodicidade da prescrição, automedicação, ou muito raramente por prescrição indevida.
As bactérias nesse caso ficam parcialmente submetidas à eficácia do antibiótico, ou seu efeito em situações de uso correto apenas age sobre as bactérias não resistentes, persistindo as resistentes (selecionadas pela existência de um genótipo favorável) permanecendo a infecção.
Explicação:
Espero ter ajudado!!
As bactérias são capazes de resistir aos antibióticos devido a mutações pontuais que ocorrem em uma bactéria dentre as milhões que vão se reproduzindo, e as vezes as mutações são favoráveis a bactéria, que consegue sobreviver ao vírus e assim se multiplicar, ocasionando uma geram de bactérias resistentes.
As bactérias que não conseguem se adaptar aos antibióticos morrem e assim, ocorre a seleção natural, em que as bactérias melhores adaptadas conseguem se perpetuar, cirando assim uma nova população de bactérias resistentes ao antibiótico.
Por isso que as bactérias sempre estão ganhando resistência aos antibióticos, e assim existe uma ferrenha guerra entre a indústria farmacêutica e as bactérias.
aprenda mais sobre resistência bacteriana: https://brainly.com.br/tarefa/15800408