História, perguntado por tonmatheus, 1 ano atrás

Com base na sua interpretação em relação ao contexto da década de 1930, Getúlio vargas sempre respeitou a constituição e o conceito de republica(coisa pública, onde o poder vem do povo)? justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Natesquiapati
49
Getúlio buscou durante todo tempo em que esteve no poder, centraliza-lo. Digamos que ele atuou de forma semelhante à de um monarca, entretanto mascarou sempre seus atos, e buscou transparecer para o povo a imagem de "Bom moço", com o auxílio do Dip(departamento de imprensa e propaganda) Q fora criado por ele mesmo. Aderiu uma constituição conhecida como "A polaca", inspirada no modelo semifascista polonês, era extremamente autoritária e concedia ao governo poderes praticamente ilimitados. Ademais, Getúlio era descaradamente populista, e buscou sempre apoio nas camadas mais baixas da população. Criou leis trabalhistas e garantiu ao proletariado brasileiro mais garantia de vida e direitos que antes nunca lhes foi dado, além disso, garantiu trabalho aos brasileiros, já que eram permitidas multinacionais no Brasil sob a garantia que certa porcentagem de seus funcionários seria de origem brasileira. Enfim, Getúlio atendeu necessidades da população e apesar de dar, tirou direitos do povo. Usou muito da estratégia e da articulação política para permanecer no poder, e até mesmo quando se suicidou buscou deixar a imagem de "herói nacional". Um ditador nato e muito inteligente.
Respondido por jkbiased
31

Resposta:

Boa tarde, aqui está a minha resposta:

Mesmo que Getúlio fosse descaradamente populista e tivesse criado e sancionado várias e várias leis trabalhistas que ajudaram (e muito) o proletariado brasileiro, jamais poderia ser denominado apoiador da chamada res pública”, afinal, seu objetivo sempre fora centralizar seu poder e prolongar o máximo possível sua estadia no governo.

Espero que tenha ajudado!

Perguntas interessantes