Com base na observação e comparação das imagens, analise as questões abaixo e responda com V para verdadeiro ou F para falso:
a) ( ) A produção da agropecuária no campo é igual em todas as partes do brasil e gera padrões espaciais homogêneos, com equilibrio e igualdade de acesso a terra e as tecnologias para todos.
b) ( ) os problemas urbanos nas cidades não devem ser desvinculadas das questões do
c) ( ) a concentração de população nas periferias das cidades tem como uma das causas a desigualdade, o desemprego e falta de terras no campo. campo.
d) ( ) o campo e cidade são espaços distintos, produzidos a partir das relações dos grupos humanos com a natureza. Embora diferentes, esses espaços estão cada vez mais relacionados e integrados.
e) ( ) as atividades econômicas tradicionalmente praticadas no campo, dependem das atividades realizadas na cidade, e vice-versa. Agricultores precisam de maquinários produzidos pela indústria e de consumidores para comprar seus produtos. A indústria e o comércio, por sua vez, dependem dos produtos de origem rural para fabricar outros produtos e alimentar a população urbana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
São fatores que se associam à urbanização do Brasil ao longo do século XX:
I. Industrialização tardia
II. Mecanização do campo
III. Políticas públicas demográficas
IV. Metropolização
V. Democratização fundiária
VI. Isenção de impostos urbanos
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e V
b) II, IV e VI
c) III, IV e V
d) I, III e VI
e) I, II e IV
Ver Resposta
Questão 2
Sobre o espaço urbano brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) as regiões Sul e Nordeste, embora menos povoadas, apresentam as maiores taxas de urbanização.
b) com exceção das cidades de Brasília, Goiânia e Cuiabá, o Centro-Oeste brasileiro apresenta uma espacialidade urbana quase nula.
c) a concentração de habitantes no Sudeste, resultando na formação de grandes cidades nessa região, emergiu como uma reprodução da concentração econômica do país.
d) o espaço urbano brasileiro, embora não homogêneo, apresenta uma distribuição relativamente igualitária ao longo do território.
e) o número de cidades brasileiras com mais de dez milhões de habitantes vem diminuindo em razão do processo de desmetropolização.