Com base na leitura do trecho, analise as afirmações que seguem:
I. O trecho faz referência aos sucessivos conflitos decorrentes no período republicano romano, que ficaram conhecidos como Guerras Púnicas.
II. O trecho deixa elucidado que os conflitos de Roma contra Cartago não eram fáceis, e havia dúvidas se cartagineses ou romanos sairiam vitoriosos.
III. É possível afirmar que Aníbal, um general de Roma, não mediu esforços para invadir o norte da África, região onde se encontrava a cidade de Cartago.
IV. Os nomes mencionados, Fábio e Marcelo, foram de homens que lutaram ao lado dos romanos, e se utilizaram de distintas táticas militares para alcançar a vitória romana.
Está correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1, 2 e 4
Explicação:
1 e 2:
verdadeiras
A Primeira Guerra Púnica foi a princípio uma guerra naval que se desenrolou de 264 a.C. até 241 a.C.. Iniciou-se com a intervenção romana em Messina, colônia de Cartago situada na Sicília. O conflito trouxe uma novidade para os romanos: o combate no mar. Com hábeis marinheiros, Cartago era a principal potência marítima do período. Os romanos só conquistaram a vitória após copiar os barcos dos fenícios, com a ajuda dos gregos, e com a inovação de pontes colocas sobre os barcos inimigos, poderiam entrar em combate corpo a corpo, que era sua especialidade. Roma conquistou a Sicília, Córsega e a Sardenha.
A Segunda Guerra Púnica ficou famosa pela travessia dos Alpes, efetuada por Aníbal Barca, e desenrolou-se de 218 a.C. até 201 a.C.. Desenvolveu-se quase toda em território romano. Liderados por Aníbal, os cartagineses conquistaram várias vitórias. O quadro só se reverteu com a decisão romana de atacar Cartago. Aníbal viu-se então obrigado a recuar para defender sua cidade e acabou derrotado na Batalha de Zama. Roma assumiu o controle da Península Ibérica.
A Terceira Guerra Púnica, que se desenrolou de 149 a.C. a 146 a.C.. Roma foi implacável com o inimigo. Sob a liderança de Cipião Emiliano Africano atacou e destruiu completamente a cidade de Cartago, escravizando os sobreviventes. A cidade foi incendiada e suas terras cobertas com sal para que nada mais produzissem. Com isso completou-se o ciclo de batalhas que deu grande parte do mar Mediterrâneo aos romanos.
3:
falsa, pois Aníbal foi um general e estadista de Cartago e não de Roma.
4:
verdadeira, pois Fábio Máximo atuou como Cônsul romano na segunda guerra púnica e Marcelo foi um Pretor militar na Segunda guerra Púnica